Sexta-feira, Junho 7, 2024
26.6 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoTony Carreira, Buba Espinho e Wet Bed Gang vão animar Antoninas de...

Tony Carreira, Buba Espinho e Wet Bed Gang vão animar Antoninas de Famalicão

Festas concelhias decorrem de 7 a 13 de junho.

© Tony Carreira / Buba Espinho / Wet Bed Gang

Tony Carreira, no dia 9 de junho, Buba Espinho, a 13, Wet Bed Gang, a 7 de junho, e Sons do Minho, no dia 8, são alguns dos nomes que compõem o cartaz musical das Antoninas de Famalicão.

São quase quarenta atividades distribuídas por sete dias intensos de festa abençoados pelo santo padroeiro do concelho, o Santo António, com inúmeras propostas para todos os gostos e idades.

O Desfile das Marchas, um dos pontos altos das Festas Antoninas, está marcado para a noite do dia 12 de junho, véspera de feriado municipal. O centenário da Capela de Santo António (inaugurada a 13 de junho de 1924) dá o mote para o desfile deste ano que sai para a rua às 21:15, com a participação de 10 associações locais: Associação Recreativa e cultural Flor do Monte, Associação Coração Vale S. Cosme, Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe, ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Antas, Associação Unidos de Avidos, Associação Cultural Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave, Associação Sentir a Terra – União Gondifelos, Cavalões e Outiz, Comissão de Festas Divino Salvador de Ruivães, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa e a estreia da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Quanto ao programa de animação das Festas Antoninas, destaque ainda para mais um Encontro de Cavaquinhos, no dia 8, a Caminhada Camiliana, o desfile “Tocá Bombar”, o Desfile Etnográfico e o Festival de Folclore, no dia 10, para a tarde de Música Popular na Praça, no dia 9, para a atuação da Banda Myllenium, no dia 11, para a sessão piromusical no dia do encerramento, entre outros momentos.

A autarquia vai, mais uma vez, chamar os jovens para dançar nas Festas Antoninas com a noite dos “Toninho’s”, no dia 7 de junho.

Destaque também para a vertente religiosa das Festas, no feriado municipal do dia 13 de junho, com a procissão em honra de Santo António a percorrer as principais ruas da cidade. Antes disso, pela manhã, realiza-se a Missa e a distribuição do Pão, cumprindo-se uma tradição secular.

As Antoninas vão também chamar os famalicenses para a prática desportiva, com destaque para o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, no domingo, dia 9, e para a 8.ª Descida Mais Louca, organizada pela ARCA.

Aos mais pequenos cabe abrir as festividades com o desfile pela cidade, na sexta-feira, 7 de junho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES