“Hoje, Braga é a capital nacional da mobilidade jovem em Portugal”. Quem o afirma é Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, que esta sexta-feira esteve em Braga para a inauguração do Centro de Juventude, considerando que este equipamento é agora “muito mais do que uma pousada”.
“Queremos ter aqui um novo polo aglutinador e congregador daquilo que são as preocupações, as vicissitudes e do ‘chocalhar’ jovem para transmitir ao poder local e central as novas ideias e desafios do movimento associativo”, referiu Tiago Brandão Rodrigues, enaltecendo “o arrojo e a audácia” do Município de Braga nas parcerias alcançadas para a concretização deste projeto.
Lembrando a dinâmica da cidade que na última década ostentou títulos como a Capital Europeia da Juventude (2012), Capital Ibero-americana da Juventude (2016), ou Cidade Europeia do Desporto (2018), o governante referiu que o Centro de Juventude de Braga é agora “uma nova unidade de alojamento que pode servir de âncora para quem escolhe Braga para estudar”. Elogiando a InvestBraga – entidade municipal gestora do espaço –, por ser o braço da Autarquia bracarense “que pode trabalhar efetivamente para a consolidação deste projeto”, Tiago Brandão Rodrigues deixou o desafio para que o espaço “possa coadjuvar na sazonalidade turística de públicos além do juvenil”.
“Centro de Juventude é a reinvenção de um espaço que é de todos”
O Centro de Juventude de Braga é um edifício centenário, carregado de histórias escritas por muitas gerações de jovens. A requalificação do equipamento era um sonho de longa data que agora se tornou realidade.
“Hoje celebramos a reinvenção de um espaço que é de todos e que marcou a vida de várias gerações. Este foi sempre um lugar de acolhimento e de ligação aos serviços do IPDJ mas, como todos os equipamentos, foi sofrendo as marcas do tempo e a degradação das suas condições que já não correspondiam à vitalidade e atractividade da cidade e da dinâmica juvenil”, lembrou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, considerando que este projeto, agora inaugurado, resultou “numa descentralização virtuosa”, fruto de parcerias entre o Estado Central e seus agentes com o poder local que “redunda num claro benefício para todos”.
Este é um espaço totalmente requalificado, com novas valências e uma forte aposta tecnológica que permite responder às exigências atuais dos vários tipos de públicos que procuram a cidade de Braga pelo dinamismo, património e oferta cultural. “Aqui foram investidos cerca de 1,7 milhões de euros sem qualquer tipo de apoios financeiros. Requalificámos e dotámos este espaço de condições extraordinárias apenas com recursos próprios, porque acreditamos no benefício que este projeto trará ao Município, à InvestBraga e aos muitos parceiros nacionais, regionais e locais que connosco têm trabalhado na promoção de políticas de juventude”, concluiu Ricardo Rio.
Com 26 quartos disponíveis que se adaptam às várias tipologias, o Centro de Juventude de Braga tem capacidade para mais de 100 utilizadores e permite responder às exigências atuais. O espaço abarca uma série de valências que se complementam e que possibilitam a realização de atividades muito diversificadas, que vão desde salas de formação, auditório até à componente residencial que irá servir um público muito diferenciado.
O equipamento mantém em complemento os mesmos serviços de apoio já antes instalados na Pousada, nomeadamente os serviços descentrados do IPDJ, a Agência Nacional Erasmus +, Juventude em Ação e a Loja Ponto JÁ. As reservas para utilização do espaço, situado na Rua de Santa Margarida, podem ser efetuadas através do email [email protected].