Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
4.6 C
Braga
InícioBragaTheatro Circo recebe espetáculo de encerramento do Centenário de Maria Ondina Braga

Theatro Circo recebe espetáculo de encerramento do Centenário de Maria Ondina Braga

DR

O Theatro Circo vai ser palco do espetáculo de encerramento das comemorações do centenário de Maria Ondina Braga (1922 – 2022) que vai decorrer já no próximo dia 13 de Janeiro, data de aniversário de nascimento da escritora bracarense.

“Eu Vim Para Ver a Terra: Viagens com Maria Ondina Braga” é o título do espetáculo performativo e interartístico concebido no âmbito das Comemorações do Centenário da escritora portuguesa mais cosmopolita do século XX. Através do diálogo entre a sua palavra, os sons do piano e de outros instrumentos musicais, de imagens e fotografias, o espetador é convidado a viajar por diferentes geografias, culturas, ambientes, vozes e sonoridades, acompanhando a escritora no seu percurso pelo mundo.

Com entrada livre, o evento conta com direcção artística/Voz de António Durães. Luís Pipa ao piano; Lu Yanan no Guzheng; Performance Visual de João Alexandrino; Designer de Luz de Mariana Figueiroa e selecção de textos de Isabel Cristina Mateus e Cândido Oliveira Martins.

No dia 13 de Janeiro de 2022 completaram-se 100 anos sobre a data de nascimento da escritora bracarense Maria Ondina Braga. Até 13 de Janeiro de 2023, decorreram múltiplas iniciativas, como exposições, lançamento das obras completas, espetáculos comemorativos e o lançamento do documentário, entre outras, em torno da ativa promoção do conhecimento da sua vida e obra, em vários níveis de intervenção e tendo como alvo públicos diversificados.

Nascida em Braga, a escritora Maria Ondina Braga tornou-se uma cidadã do mundo, face à sua vocação cosmopolita, viajando e trabalhando em vários continentes e países – da Europa (França, Inglaterra), passando pelo Brasil, por Angola e por Goa, com destaque para Macau e para a China. A sua obra multifacetada (contos, romances, crónicas, memórias) mostra-se profundamente marcada pela congenial vocação para a viagem e para o diálogo intercultural.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, “o trabalho de divulgação e promoção da obra de Maria Ondina Braga vai continuar a ser desenvolvido. Maria Ondina Braga é uma embaixadora de Braga e da língua portuguesa no mundo, porque a sua obra continua a ser lida e estudada não só em Portugal, mas em outros países. A herança cultural e literária que nos deixou merece que continuemos este trabalho”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS