Sexta-feira, Maio 7, 2021
11.7 C
Braga
InícioRegiãoTerras de BouroTerras de Bouro recebeu sessão sobre Áreas Integradas de Gestão da Paisagem

Terras de Bouro recebeu sessão sobre Áreas Integradas de Gestão da Paisagem

CM Terras de Bouro

A Câmara Municipal de Terras de Bouro recebeu ma reunião de trabalho sobre a apresentação das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP). A ação contou com Manuel Tibo, presidente do Município, do vice-presidente Adelino Cunha, e dos gestores das áreas comunitárias/baldios do concelho.

Tiago Monteiro, da Associação Florestal do Vale do Homem, explicou que a criação destas áreas (AIGP) visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural.

Nestas áreas serão criadas as condições para o desenvolvimento de Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) a executar num modelo de gestão agrupada da responsabilidade de uma entidade gestora e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.

Os principais destinatários deste programa, que tem como principal objetivo aumentar a resiliência e valorizar economia da floresta, são as Autarquias locais, as organizações de produtores florestais e agrícolas, as cooperativas, as associações locais, as entidades gestoras de baldios e os organismos de investimento coletivo.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS