
A Câmara Municipal de Terras de Bouro recebeu ma reunião de trabalho sobre a apresentação das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP). A ação contou com Manuel Tibo, presidente do Município, do vice-presidente Adelino Cunha, e dos gestores das áreas comunitárias/baldios do concelho.
Tiago Monteiro, da Associação Florestal do Vale do Homem, explicou que a criação destas áreas (AIGP) visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural.
Nestas áreas serão criadas as condições para o desenvolvimento de Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) a executar num modelo de gestão agrupada da responsabilidade de uma entidade gestora e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.
Os principais destinatários deste programa, que tem como principal objetivo aumentar a resiliência e valorizar economia da floresta, são as Autarquias locais, as organizações de produtores florestais e agrícolas, as cooperativas, as associações locais, as entidades gestoras de baldios e os organismos de investimento coletivo.