Domingo, Abril 18, 2021
22.2 C
Braga
InícioRegiãoTerras de BouroTerras de Bouro pretende classificar Pontes de Rio Caldo como Património Nacional

Terras de Bouro pretende classificar Pontes de Rio Caldo como Património Nacional

Município de Terras de Bouro

O Município de Terras de Bouro é o promotor de uma candidatura para classificar ambas as pontes de Rio Caldo a Património de Valor Nacional.

Nesse seguimento, realizou-se uma reunião online de trabalho que contou com a participação de Ana Genoveva, vereadora da Cultura de Terras de Bouro, Manuel Pereira, responsável pela elaboração do dossiê da candidatura, e António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, a quem a vereadora deu a conhecer a candidatura e pediu um apoio institucional que irá reforçar o processo no momento oficial da sua submissão à DRCN.

As duas pontes foram obra do engenheiro Edgar Cardoso, que idealizou e construiu mais de 500 pontes em todo o mundo, tendo sido autor de algumas das mais notáveis obras de Engenharia portuguesa do século XX.

As pontes de Rio Caldo foram construídas em 1954, tendo em vista a subida do nível das águas do rio Cávado e a criação do espelho de água, consequências da construção da barragem da Caniçada.

Delicadas, mas ao mesmo tempo de aspeto vigoroso, elegantes e bem integradas com a paisagem circundante, estas pontes são um símbolo da engenharia portuguesa daquele tempo.

Para o Município de Terras de Bouro, esta candidatura “irá dignificar ainda mais esta sublime obra de Engenharia, na freguesia de Rio Caldo”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS