Segunda-feira, Abril 22, 2024
20.6 C
Braga
RegiãoTerras de BouroTerras de Bouro assinalou 25 de Abril

Terras de Bouro assinalou 25 de Abril

© CM Terras de Bouro

O 49.º aniversário da Revolução dos Cravos foi celebrado nos Paços do Concelho de Terras de Bouro com a presença do Executivo municipal, membros da assembleia municipal, juntas de freguesia e demais entidades concelhias.

O hastear das bandeiras marcou o início das comemorações a que se seguiram as intervenções políticas do presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, e dos representantes dos grupos da Assembleia Municipal, presentes na cerimónia, nomeadamente Avelino Soares e Vítor Fernandes, pelo PSD e PS, respetivamente.

O presidente da Câmara Municipal destacou a Revolução dos Cravos como um acontecimento marcante, “pois a ditadura representou algo que não deverá ser vivido nem incentivado pela sociedade atual”. De igual modo, frisou que “é fundamental caminharmos para a igualdade de direitos, para um estado social mais justo, coeso, solidário e democrático”. Terminou, afirmando que “os valores de Abril deverão traduzir-se num mundo livre, respeitadores dos direitos do Homem, sendo o principal caminho para a Paz”.

De seguida, o deputado municipal do Partido Social Democrata, Avelino Soares, destacou que “o 49.º aniversário da Revolução dos Cravos é mais do que uma simples data, pois serve também para recordar as dificuldades e a dureza da ditadura, evidenciando o mérito da revolução e os valores que ficaram impregnados na sociedade portuguesa”. Recordou os jovens que foram para o Ultramar e onde perderam a vida. Alertou para o perigo dos movimentos xenófobas que na sociedade tendem a crescer. Finalizou reforçando a ideia da necessidade de não se “deixar murchar os cravos de Abril”.

Por fim, o deputado municipal do Partido Socialista, Vítor Fernandes, ressalvou a importância do 25 de Abril de 1974, focando a necessidade da participação de todos os portugueses na vida coletiva. Frisou que “o 25 de Abril de hoje é o momento oportuno para aprofundar os valores da liberdade com vista ao desenvolvimento e a democratização da sociedade. É a hora de consolidar a independência e aprofundar a autonomia e cooperação com as jovens nações africanas. Portugal é hoje uma nação mais europeia e mais desenvolvida com desafios sociais exigentes pela frente”, disse. O representante do PS sublinhou também a necessidade de compromisso com um 25 de Abril que “dê primazia à justiça, à solidariedade e à igualdade social”.

As cerimónias comemorativas do 49.º Aniversário do 25 de Abril finalizaram com um momento musical a cargo da Escola de Música de Terras de Bouro, que este ano celebra o seu 10.º aniversário.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES