Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaTerminou o Projeto Andorinhas Saudável no Bairro das Andorinhas em Braga

Terminou o Projeto Andorinhas Saudável no Bairro das Andorinhas em Braga

© Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas

Inserido no programa nacional dos Bairros Saudáveis, o projeto ÁS – Andorinhas Saudável, foi implementado durante seis meses no Bairro das Andorinhas, em Braga.

O projeto teve como objetivos principais a melhoria das condições de vida dos moradores das Andorinhas, através de um conjunto de atividades que responderam a necessidades dos residentes. Contemplava, também, a criação do Espaço AS, um espaço de relevância comunitária para o apoio ao estudo e o acesso a equipamentos informáticos por parte das crianças e jovens do bairro.

Flávio Vieira, presidente da da Associação de Moradores, revela que “este projeto trouxe-nos uma dinâmica transformadora para o bairro e para a nossa direcção”. “Foram atingidas cerca de 350 pessoas com as várias atividades realizadas, o que nos deixa bastante satisfeitos pela adesão dos moradores e o interesse em mudar os seus hábitos de vida”, acrescentou.

Entre as várias atividades, destaque para as sessões informativas de educação para a saúde e estilos de vida saudáveis, a formação parental, e o combate ao isolamento dos idosos do bairro.

O coordenador do projeto, João Ricardo Silva, destacou neste projeto “o impacto positivo na comunidade andorinhense e a divulgação do trabalho realizado pela Associação de Moradores, continuando a referenciar ainda mais o Bairro das Andorinhas como um exemplo na área social”. Acrescentou ainda que “a criação do Espaço ÁS é o grande legado deste projeto para o futuro das crianças e jovens do bairro”.

Recentemente o Bairro das Andorinhas foi convidado, através do projeto ÁS, a entrar na plataforma ODSLocal, que está assente numa mobilização abrangente e intensa de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O projeto ÁS teve a parceria do ACES Braga, da BragaHabit e da Associação Ágora Bracarense.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS