Sexta-feira, Agosto 12, 2022
17.8 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoTeatro Narciso Ferreira em Famalicão será farol cultural e espaço de criação...

Teatro Narciso Ferreira em Famalicão será farol cultural e espaço de criação artística

© CM Famalicão

O Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, Famalicão, vai ser um dos palcos das comemorações dos “400 anos do nascimento de Moliére” em Portugal.

Em maio, o novo espaço cultural famalicense vai acolher uma mostra de teatro sobre a vida e obra do dramaturgo, inserida no Festival de Teatro evocativo da data, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, o Instituto Francês de Portugal/Embaixada de França em Portugal, a Alliance Française de Guimarães-Braga, o E.Leclerc Famalicão (Culturissimo France), a ACE Famalicão – Escola de Artes, a APPF – Associação Portuguesa de Professores de Francês, o «Drameducation – dispositivo 10 sur 10», o Agrupamento de Escolas D. Sancho I, o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e o Agrupamento de Escolas de Gondifelos.

A sétima arte vai regressar, em breve, ao Teatro Narciso Ferreira. A programação proposta pela Equipa Multidisciplinar da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, que assume a direção programática do espaço e que deverá arrancar em março, prevê a realização de dois ciclos de cinema, para famílias e para as escolas, com periodicidade quinzenal e mensal, respetivamente.

O Circo Contemporâneo, a música e a dança serão também elas expressões constantes na oferta cultural do espaço, que deverá arrancar com uma programação regular em março próximo.

“Será uma programação plural e eclética com valorização dos agentes culturais do território, em particular da área de influência do equipamento”, refere o diretor da Casa das Artes, Álvaro Santos.

“Esta abertura do espaço aos projetos culturais gerados na comunidade e disponibilização de uma programação direcionada para a formação de públicos, através da promoção e desenvolvimento de linguagens artísticas, posicionará rapidamente o Teatro Narciso Ferreira como mais uma referência cultural de Famalicão, na região e no país”, afirma Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal.

A apresentação de propostas locais para residências artísticas será, assim, outra das áreas programáticas presentes no Teatro que se pretende como “farol irradiador de cultura e forno de criação artística local”.

Recorde-se que o imponente Teatro Narciso Ferreira, recebeu obras de renovação, 77 anos após a sua inauguração, realizada em maio de 1944. A reabilitação do emblemático edifício, que estava fechado há 20 anos, permitiu dotar o espaço de qualidade excelente, não só do ponto de vista da arquitetura, da autoria do Arq.º Noé Diniz, mas dos equipamentos, da funcionalidade, dos meios técnicos e da potencialidade.

O projeto de recuperação contou com um investimento de 3,5 milhões de euros, resultante de verbas aprovadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), assinado entre a autarquia e o Programa Operacional NORTE 2020, com o município a garantir um cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no valor de 2,9 milhões de euros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS