Quarta-feira, Novembro 30, 2022
9.5 C
Braga
InícioBragaSinfonietta de Braga promove  masterclasses de violino e música de câmara para...

Sinfonietta de Braga promove  masterclasses de violino e música de câmara para toda a comunidade

CMB

A Sinfonietta de Braga promove, entre os dias 24 e 28 de outubro, masterclasses de violino e música de câmara, orientadas pelos renomados Svetlin Roussev e Maté Szücs. As aulas abertas vão decorrer no Museu do Traje e no auditório do Museu D. Diogo de Sousa, e destinam-se não só a violinistas e violetistas, mas também a toda a comunidade bracarense, desafiando os participantes para a arte de ouvir.

A participação nas masterclasses está sujeita a uma inscrição prévia. Com a utilização do código promocional “artedeouvir”, a modalidade ouvinte tem o custo de 15 euros, permitindo o acesso a todas as aulas das masterclasses. Após finalizado o prazo de inscrições, será enviado para todos os ouvintes inscritos um calendário com os participantes e respetivo repertório.

A iniciativa da Sinfonietta de Braga insere-se no Festival Arcada, que decorre entre 23 e 30 de outubro.

Partindo do legado programático do projeto “Jornadas do Violino”, o Festival Arcada assume uma visão expansionista do seu projeto base. Esta metamorfose manifesta, na designação do próprio festival, um duplo sentido: o carisma da cidade que o acolhe e o propósito de integrar toda a comunidade de instrumentistas de corda friccionada.

Este projeto que visa encurtar a distância entre os artistas, a música, o público, e os próprios instrumentos musicais, assume como principais metas a criação de um epicentro nacional de formação e performance no domínio das cordas friccionadas, a promoção do trabalho realizado pelas instituições da cidade no ensino da música e, ainda, a sensibilização e aproximação do público geral para o ensino e performance das cordas friccionadas, explorando o vasto património arquitetónico da cidade.

A programação desenvolve-se em vários domínios, incluindo seminários de violino, viola d’arco e música de câmara com solistas internacionais, exposição de instrumentos, recitais, concertos, oficinas e um simpósio de investigação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS