Seniores de Braga passam dia de convívio na Quinta da Malafaia
Terça-feira , Outubro 27 2020 Periodicidade Diária nº 2617
Principal / Notícias / Seniores de Braga passam dia de convívio na Quinta da Malafaia

Seniores de Braga passam dia de convívio na Quinta da Malafaia

O Município de Braga realiza, entre hoje e quinta-feira, mais um convívio de seniores na Quinta da Malafaia, em Esposende. A iniciativa, que já vai no sexto ano consecutivo, vai juntar cinco mil bracarenses no arraial minhoto.

Muita música e boa disposição marcaram este primeiro dia de convívio, considerado “fundamental para garantir o bem-estar da população sénior, já que para muitas pessoas os convívios são os únicos momentos para se poderem divertir, passear e sair de casa”, frisou Ricardo Rio, que marcou presença no evento. “Esta iniciativa tem um cunho simbólico e é um ponto de encontro aglutinador para cinco mil bracarenses que aqui passam um dia diferente de convívio e de celebração. Para muitos deles, este encontro faz toda a diferença nas suas vidas e é isso que nos motiva para renovar este convívio ano após ano”, acrescentou, considerando que são estes de momentos que “trazem um novo alento aos seniores e uma maior motivação para que continuem ativos e a desfrutar da vida”.

Desta forma, o Município de Braga demonstra que a área da acção social é uma das suas principais prioridades, tendo promovido um conjunto de políticas alargadas de apoio à população idosa, como são exemplo a criação do cartão sénior; os apoios às IPSS’s, através da redução de tarifários da AGERE; o acesso aos horários generalizados dos TUB;  a dinamização do Conselho Municipal Reformados, Pensionistas e Idosos; o programa “Braga Sol”, que visa a intervenção e melhoramento das condições de mobilidade e acessibilidade nas residências dos idosos e dos mais desfavorecidos; o programa “Braga a Sorrir” de apoio à saúde oral e as diversas iniciativas de caráter lúdico e desportivo desenvolvidas especificamente para este público-alvo.

Esta encontro sénior é concretizado em ligação com todas as Juntas de Freguesia e IPSS’s do concelho, sendo um momento que se “insere num vasto conjunto de iniciativas que o atual Executivo Municipal tem vindo a desenvolver para promover uma inserção ativa dos mais idosos”. “Desde o plano desportivo ao cultural, passando pelo âmbito social ou pelas ações de formação queremos devolver a esta franja da população muito do esforço que eles dedicaram à cidade. Esta é também uma forma de lhes agradecer por tudo que fizeram pela comunidade bracarense ao longo das suas vidas”, concluiu o presidente.

Celebrar o bem-estar da população sénior é o principal intuito deste evento que promove um ambiente característico e festivo, onde os participantes não perderam a oportunidade de dar o seu pé de dança e sair da rotina diária.