Quarta-feira, Maio 18, 2022
15.6 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeSemana Santa de Esposende regressa com celebrações religiosas e atividades culturais

Semana Santa de Esposende regressa com celebrações religiosas e atividades culturais

© Semana Santa de Esposende

As celebrações da Semana Santa de Esposende contam com um vasto programa que assume visibilidade já a partir de 2 de abril, com a decoração das montras do comércio tradicional, e prolonga-se até 18 de abril, com a procissão de recolha das imagens. As Solenidades da Semana Santa são uma organização conjunta da Confraria do Santíssimo Sacramento, da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, do Município de Esposende e da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende.

Após dois anos de interregno por causa da pandemia, as celebrações regressam às ruas com atividades religiosas e culturais.

Entre 2 e 17 de abril, as montras do comércio local estarão decoradas com a temática da Semana Santa, com destaque particular para as pastelarias, que apresentarão as especialidades locais de doçaria associada à quadra festiva.

As celebrações religiosas iniciam-se a 8 de abril, com a Via-Sacra Arciprestal, pelas 21:00, desde a Igreja Matriz (Esposende) até à Capela de S. Lourenço (Vila Chã), com a participação da Pastoral Juvenil Arciprestal. Às 21:30, a Igreja Matriz de Esposende acolhe o concerto “Mysterium Paschale”, pela Orquestra da Costa Atlântica, com direção musical de Luis Miguel Clemente. O concerto apresenta, como elemento central do programa, uma das mais famosas e emblemáticas obras sacras do período barroco, o famoso “Stabat Mater” (1732) do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi.

No dia 9 de abril realiza-se, na Igreja Matriz de Apúlia, o concerto “Pater Noster”, com destaque para a estreia da obra, com o mesmo nome, do compositor Pedro Santos, fruto de uma encomenda do Município de Esposende, para interpretação do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e do Coro Ars Vocalis, com textos que integram a coleção de poesia mística “Cântico de Amor”, de Frei Bernardo de Vasconcelos. A direção musical estará a cargo de Helena Venda Lima.

No dia 10 de abril, a Igreja da Misericórdia acolhe, às 09:30, a Bênção de Ramos, seguida de Procissão da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, com a participação de crianças, adolescentes e jovens da catequese, terminando com a Missa Solene do Domingo de Ramos, na Igreja Matriz de Esposende.

No dia 12 de abril realiza-se, às 15:30, a Missa dos Enfermos, no Lar e Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Esposende e, às 18:00, a Igreja da Misericórdia de Esposende acolhe o painel “A Paixão de Cristo na expressão das artes”. São convidados o compositor Eugénio Amorim, a historiadora de arte Ana Cristina Sousa, contando com a moderação e comentário do Vigário Episcopal para a Liturgia da Arquidiocese de Braga, Cónego Hermenegildo Faria.

Dia 13 de abril, às 21:00, uma procissão de velas acompanha o andor de Nossa Senhora da Soledade, desde a Capela da Senhora da Saúde para a Igreja Matriz. Às 21:30 está agendado um concerto espiritual pela paz, pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende, com direção musical de António Ribeiro.

Dia 14 de abril, pelas 15:00, será apresentado o tradicional tapete de flores, na Igreja da Misericórdia e, às 17:00, a Igreja Matriz acolhe a missa da instituição da eucaristia e cerimónia do «Lava-Pés». Às 21:45 realiza-se a procissão do Encontro, com o Sermão do Pretório (na Igreja da Misericórdia), seguindo o andor do Senhor dos Passos ao encontro com Nossa Senhora, junto à Igreja Matriz, onde terá lugar o respetivo Sermão do Encontro. A procissão prosseguirá pelas habituais ruas da cidade, acompanhada pela Banda de Música de Belinho, recolhendo à Igreja Matriz, onde termina com o Sermão do Calvário.

Dia 15 de abril, às 09:30, a Igreja Matriz acolhe a Oração de Laudes e, entre as 10:00 e 11:30, celebra-se o Sacramento da Penitência. Às 15:30 realiza-se a celebração Solene da Paixão do Senhor e, às 21:30, realiza-se a procissão do Enterro do Senhor.

O dia 16 de abril inicia com a oração de Laudes, na Igreja Matriz, às 09:30, e prossegue com a celebração do Sacramento da Penitência, entre as 10 e as 11:30. Às 22:00 realiza-se a celebração da Vigília Pascal e, às 23:50, o Largo Rodrigues Sampaio acolhe a satírica Queima do Judas.

No dia 17 de abril (domingo de Páscoa), a Igreja Matriz acolhe, às 10:00, a Missa Pascal, seguindo-se, às 11:00, a visita Pascal às instituições e, às 14:00, à população.

A recolha do Compasso ocorre às 20:00, com uma procissão das Cruzes, desde os Bombeiros Voluntários de Esposende, até à Igreja Matriz onde, à chegada, será celebrada a Eucaristia

No dia 18 de abril realiza-se uma missa solene, às 10:00, na Igreja Matriz de Esposende e, às 10:45, assinala-se a Via Lucis, com Procissão da recolha das Imagens.

Todas as celebrações litúrgicas são solenizadas pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende.

O programa completo das solenidades da Semana Santa poderá ser consultado aqui.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS