Quinta-feira, Abril 17, 2025
14 C
Braga
RegiãoEsposendeSeis bens culturais de Esposende passam a integras as "Rotas do Norte"

Seis bens culturais de Esposende passam a integras as “Rotas do Norte”

Quatro espaços museológicos e duas esculturas.

© CM Esposende

Quatro espaços museológicos e duas esculturas de Esposende passaram a integrar as “Rotas do Norte” modelo de gestão adotado pela CCDR NORTE e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ER-TPNP) para promover os bens culturais da região.

A Casa Manuel de Boaventura (Casa de Susão) integra a Rota “Escritores a Norte”. Já a rota “Arte e Arquitetura Contemporânea a Norte” integra três estruturas: a obra de Vhils, situada na marginal de Esposende, denominada “Scratching the Surface – Mulheres do Mar”, assim como a Casa das Marinhas, de Viana de Lima e o painel de azulejos sobre os 450 anos da fundação do concelho de Esposende, da autoria de António, Nuno e Vânia Mendanha.

Por seu turno, o Forte de São João Baptista passa a integrar a rota denominada “Castelos e Fortalezas a Norte” e o Castro de São Lourenço integra a rota “Castros a Norte”.

Com esta decisão, o Município de Esposende poderá concorrer a financiamentos que visem apoiar operações de salvaguarda, valorização e promoção deste espaço, com reconhecido potencial de atração turística e cultural, sendo a atribuição deste selo critério de admissibilidade.

O selo Rotas do Norte, instituído pela CCDR NORTE e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, integra uma estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, designadas de “Rotas do Norte”, tendo em vista o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na Região Norte.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES