Quinta-feira, Maio 26, 2022
26.2 C
Braga
InícioBragaSegundo troço da Variante do Cávado em Braga estará concluído em junho

Segundo troço da Variante do Cávado em Braga estará concluído em junho

© CM Braga

Olga Pereira, vereadora das Obras Municipais da Câmara de Braga, visitou esta semana as obras de conclusão do segundo troço da Variante do Cávado que irá permitir a ligação à Freguesia de Frossos, numa extensão de 1134 metros. Com conclusão prevista para o mês de junho, a intervenção, orçada em 1.6 milhões de euros, inclui a regularização do rio Torto, entre a Avenida do Estádio e Estrada Nacional 201.

Com as obras a decorrer a “bom ritmo”, a vereadora lembrou que esta é uma intervenção crucial para a melhoria da mobilidade na cidade de Braga. Segundo Olga Pereira, este troço funcionará como “elemento dissuasor do fluxo de trânsito no acesso à cidade e, ao mesmo tempo, uma alternativa para quem precisar deslocar-se para as freguesias de Frossos, Real ou Merelim, sem ter que passar pelo centro de Braga”.

Incluída está também a regularização do rio Torto, no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Município de Braga e a Agência Portuguesa do Ambiente, que garante dois milhões de euros adicionais para a realização de uma intervenção mais alargada neste curso de água. Os trabalhos incluem a alteração do traçado da linha de água e a definição de baías de retenção/infiltração e açudes, a beneficiação de passagens hidráulicas, o prolongamento da descarga de efluente tratado e a estabilização das margens.

A vereadora Olga Pereira sublinha a importância desta empreitada nomeadamente no que se refere à renaturalização do rio Torto, “uma obra há muito ansiada pelas populações desta zona do concelho”. “Esta é, por isso, uma obra fundamental para o bem-estar de todas as pessoas que vivem nesta zona envolvente a esta variante. Estão a ser criados passadiços e ligações de margens, percursos pedonais e zonas de lazer que irão transformar por completo toda esta área”, explicou Olga Pereira.

A par da melhoria da mobilidade, esta intervenção irá, no futuro. garantir as ligações aos parques industriais de Adaúfe e Pitancinhos e às auto-estradas A3 e A11.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS