Sábado, Julho 20, 2024
20.6 C
Braga
DesportoSC Braga e Greenvolt criam maior comunidade de energia no setor do...

SC Braga e Greenvolt criam maior comunidade de energia no setor do desporto em Portugal

Vão ser instalados 4.117 painéis fotovoltaicos na Cidade Desportiva do SC Braga.

© SC Braga

A Greenvolt Comunidades, empresa do Grupo Greenvolt, e o SC Braga celebraram hoje um acordo para o desenvolvimento daquela que será a maior Comunidade de Energia no setor do desporto em Portugal. Esta Comunidade de Energia, que envolverá a colocação de 4.117 painéis fotovoltaicos, será desenvolvida na Cidade Desportiva do Sporting Clube de Braga, em Braga, contando com quatro instalações: no Estádio; no Centro de Estágio; no Mini-Estádio e ainda nos Escritórios, Museu e Pavilhão.

A capacidade de produção será superior a 2 MW, com uma geração de energia renovável anual estimada de cerca de 2.813 MWh. Desta produção, será partilhada com a comunidade envolvente um valor que deverá ultrapassar os 1.080 MWh. A energia gerada por esta instalação dará resposta a parte das necessidades energéticas do SC Braga, introduzindo poupanças muito significativas no seu orçamento de energia. Além de assegurar uma boa parte das necessidades do clube, permitirá partilhar a energia produzida em excesso com a restante comunidade, situada num raio de até 4 quilómetros das infraestruturas. O número de empresas e famílias que farão parte desta comunidade poderá chegar às 1000, que passarão a beneficiar de energia obtida a partir da irradiação solar.

João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, refere que “estamos a assistir a um crescente apetite pelas nossas Comunidades de Energia, uma solução extremamente importante para acelerar o processo de transição energética tanto por parte daqueles que são os clientes-âncora como dos que, depois, obtêm acesso a esta energia limpa e com preços mais competitivos”. “A Comunidade de Energia que criada com o SC Braga é um bom exemplo deste conceito”, acrescenta.

“Este projeto que em conjunto com o SC Braga vamos desenvolver é o exemplo perfeito das vantagens que se podem obter com as Comunidades de Energia. Temos um produtor que vai consumir energia, mas também partilhá-la com os restantes membros da comunidade”, diz José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades. “O SC Braga obtém energia limpa, a preços competitivos, reduzindo a sua fatura energética e contribuindo para a sustentabilidade”, acrescenta.

Para António Salvador, Presidente do Sporting Clube de Braga, ”O SC Braga quer, através do desenvolvimento deste projeto, que constituirá a maior Comunidade de Energia na área do Desporto, reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e com a transição energética, rumo à descarbonização. Decidimos fazê-lo não apenas numa ótica do Clube, mas alargar estas vantagens económicas e ambientais, à nossa comunidade envolvente. As nossas necessidades energéticas serão inferiores à capacidade de geração de energia instalada, o que nos permite partilhar parte dessa capacidade com centenas de famílias e empresas”.

A Greenvolt Comunidades, que resulta da decisão estratégica do Grupo Greenvolt de apostar na promoção da geração distribuída de energia renovável, tanto para autoconsumo como através do conceito de Comunidades de Energia, atua no mercado desde abril de 2022, liderando este segmento com mais de 120 projetos de norte a sul do país, correspondendo a mais de 50 MWp.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES