Sexta-feira, Agosto 12, 2022
17.8 C
Braga
InícioBragaSaxofonista James Brandon Lewis atua em Braga na quinta-feira

Saxofonista James Brandon Lewis atua em Braga na quinta-feira

DR

O Julho é de Jazz regressa esta semana ao pátio exterior do gnration, em Braga, para mais duas noites de concertos a não perder. Esta quinta-feira, 14 de julho, é a vez do músico do momento do jazz moderno: o compositor e saxofonista norte-americano James Brandon Lewis.

“Um saxofonista que encarna e transcende a tradição”, refere o The New York Times sobre o músico, um dos poucos a reunir o consenso da crítica especializada. Fundador da Heroes Are Gang Leaders, coletivo de tributo ao lendário ativista, poeta e crítico jazz norte-americano Amiri Baraka, e que ergueria com Thomas Sayers Ellis, poeta e fotógrafo com quem formaria anos antes The Dead Lecturers, Brandon Lewis tem-se apresentado com diversas variações de luxo: em duo, com o conceituado baterista Chad Taylor, que o acompanhará neste concerto; em trio, com o contrabaixista Luke Stewart e o baterista Warren G. Crudup III; em quarteto, a tipologia mais recente e a que veremos neste concerto, com Brad Jones (contrabaixo) e Aruan Ortiz (piano). O quarteto editou já dois discos, “Molecular” (2020) e “Code of Being” (2021), ambos aclamados pela imprensa internacional.

Já no último dia do ciclo, sexta-feira, 15 de julho, há novo jazz feito em Portugal, e desta vez em dose dupla. Mané Fernandes, guitarrista do Porto a residir em Copenhaga, apresenta o segundo e muito aclamado disco “Enter The sQUIGG”, uma fusão de jazz, eletrónica e hip-hop. Na mesma noite, Living with a Couple, trio que junta a voz de Leonor Arnaut, a guitarra de João Carreiro e a bateria de João Pereira, uma das novas formações do improviso nacional.

Os bilhetes custam 9 euros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS