Sátira e tradição animam Carnaval em Braga
Sábado , Setembro 19 2020 Periodicidade Diária nº 2579
Principal / Notícias / Sátira e tradição animam Carnaval em Braga

Sátira e tradição animam Carnaval em Braga

Os bracarenses aderiam ao repto lançado pela Rusga de São Vicente na noite de Carnaval. Centenas de foliões e mascarados participaram no tradicional desfile carnavalesco “Olha o Home, Lá vai o Home”, que percorreu as ruas de Braga até à Avenida Central, onde foi lido o testamento de Libório Caturra.

De acordo com José Pinto, presidente da Rusga de S. Vicente, todos os elementos da Rusga participam na redação do testamento com sátiras alusivas à atualidade social, política e económica. “O testamento é feito com o contributo de todos os elementos da Rusga de S. Vicente. Cada um dá a sua ‘achega’ e depois compila-se o texto, no sentido de darmos sequência à sátira social, política e económica”, explica José Pinto.

Este ritual carnavalesco conta com a colaboração de diversas instituições, nomeadamente a Rusga de S. Vicente, os Bomboémia, os Bravos da Boa Luz, os Escuteiros de São Vicente e o Patronato Nossa Senhora da Luz. “Este ritual já se realiza há mais de uma década e meia. Contamos com a colaboração de várias instituições e povo forasteiro que quer folgar o Carnaval de uma forma muito tradicional. Esta tradição nasceu nos lados do Areal, deixando de ser realizada pelos populares, e nós, enquanto associação, fizemos a retoma da iniciativa, em que cada um traz a seu jeito um disfarce e junta-se a este desfile em que as pessoas são elementos ativos nesta tradição”, acrescentou o presidente.

Findo o testamento, o desfile deu continuidade até ao adro da Igreja de S. Vicente onde foi queimado o Entrudo. “O Entrudo é simbolizado num boneco que depois é colocado para gáudio dos presentes. Cada um, depois, deita as suas lamúrias ‘olha o home, lá vai o home’, portanto toda a gente lamenta a morte do homem. Posteriormente é lido o testamento, voltando depois para o adro da Igreja, onde é queimado o Entrudo, dando por encerrado este ritual”, concluiu José Pinto.

Sátira e tradição animam Carnaval em Braga

Braga festejou noite de Carnaval com desfile e queima do Entrudo.

Posted by Braga TV on Tuesday, February 25, 2020