Braga terá, na noite de 23 de junho, a noite mais longa do ano, a primeira edição do São João Vegan, organizado pelo movimento ‘Braga para Todos’, pelos ativistas da ‘VeganHood’ e pela associação ‘Abandoned Pet’, para quem revertem os lucros. O evento inicia às 19h00, terminando pelas 23h00, e conta no programa das Festas de S. João deste ano.
O evento, além de ter várias iguarias doces e salgados, não terá nenhum produto de origem animal e será amigo do ambiente, ao usar para as bebidas copos reutilizáveis (em plástico resistente), que poderão ser usados várias vezes na noite e até em outras.
De acordo com Elda Fernandes, membro do ‘Braga para Todos’, “a ideia também foi apresentada à Câmara Municipal de Braga mas lamentavelmente não foi acolhida este ano. Acreditamos que para o ano o atual executivo terá mais consciência ambiental, afinal é por aí que todos temos que ir em nome da conservação da vida humana no planeta”.
Os grupos de ativismo e a Abandoned Pets, que criou a caneca personalizada, acreditam que será bem-recebida e uma recordação deste evento pioneiro na cidade.
Por seu lado, o ‘Braga para Todos’ garante além de um jantar vegan, um evento animado e amigo do ambiente. “Para nós, nem poderia ser de outra forma. As questões ambientais são uma prioridade na nossa agenda de ação e, mais do que nunca, devemos passar essa mensagem às pessoas. Temos de combater a ‘banalidade’ do recurso ao plástico e a melhor forma é o exemplo”, refere o movimento.
Além das bebidas nas canecas personalizadas e dos petiscos diversos, o evento terá merchandising da associação e do coletivo de ativismo ‘VeganHood’, sendo que os lucros são para a causa animal e serão tornados públicos após o evento.
Até ao momento, o evento conta com cerca de 600 pessoas interessadas mas a organização acredita que será muito menor a adesão. “Não estamos preparados para tantas pessoas. O que acordamos com a Comissão de Festas do S. João de Braga, que recebeu muito bem o nosso evento e agradecemos desde já essa disponibilidade, foi um jantar para no máximo uma centena de pessoas. Esta é a primeira edição. Se correr bem, queremos fazer algo maior para o ano e também que a Câmara Municipal de Braga organizasse um festival Vegan. Os animais agradecem”, conclui o ‘Braga para Todos’.