O São João de Braga é, desde a década de 80, sinónimo de Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos. Este ano, as festas acolherão, a 17 de junho, a XXXII edição do Encontro.
O irreverente e movimentado Encontro de Gigantones e Cabeçudos, organizado pela Associação Cultural Ida e Volta e pela Associação de Festas de São João de Braga, toma conta das ruas de Braga no primeiro sábado das festas, sendo um dos momentos altos do primeiro fim de semana das sanjoaninas mais antigas de Portugal, contando com mais de 2000 participantes, provenientes de toda a Europa.
Esta tradição terá o seu ponto alto o cortejo noturno que ligará a Praça Municipal à Praça da República, em clima de folia, enchendo as ruas com figuras desengonçadas, rufos de tambores e cor. Os grupos irão ainda ser recebidos na Câmara Municipal de Braga, durante a tarde de 17 de junho.
Este encontro, que serviu de mote para o imaginário sanjoanino de 2019, é já uma das referências no calendário sanjoanino, que decorre de 16 a 25 de junho.