Segunda-feira, Setembro 20, 2021
15.5 C
Braga
InícioCulturaSão João de Braga é protagonista de série documental da RTP

São João de Braga é protagonista de série documental da RTP

São João de Braga

O São João de Braga é um dos protagonistas da série documental “Romarias do Meu Coração“, transmitida aos domingos na RTP1. O episódio deste domingo, 27 de dezembro, mostrará de que forma as tradições do São João de Braga se mantêm ao longo da sua história, bem como mostrará como foi vivida a festa em tempos de pandemia.

“Romaria do Meu Coração” é um magazine dedicado às romarias e festas tradicionais portuguesas, tendo como objetivo mostrar de que forma as comunidades vivem anualmente os festejos. Em cada programa, são  apresentadas duas festividades que marquem a diferença. Em cada romaria, festa ou arraial, a história é contada por um anfitrião que, entrando e saído da narrativa, vai realçando alguns pormenores, e conduzindo a história. Os episódios contam ainda com micronarrativas que a complementam.

Dedicado ao São João de Braga, o quinto episódio, de uma série de treze, irá para o ar a partir das 12:30 na RTP1.

Sinopse do episódio 5 de Romarias do Meu Coração (São João de Braga e São Bartolomeu do Porto)

Os festejos de São João ganham toda uma nova dimensão a Norte e em Braga a tradição é cumprida com fé e verdadeiro fervor popular. Em 2020, o São João teve de se reinventar e, apesar do isolamento social a que 1 Covid-19 obriga, a festa cumpriu-se num formato “São João Dentro de Portas”.

No Porto, na Foz, anualmente cumpre-se o São Bartolomeu no domingo mais próximo do dia 24 de agosto. As ruas da marginal portuense enchem-se de cor, com um desfile de trajos de papel, uma espécie de roupa efémera, que termina nas águas do Atlântico e assim se cumpre mais um banho santo, como é tradição nas festas de São Bartolomeu. Em 2020, o desfile do Trajo de Papel não saiu e às pessoas da Foz restam as recordações de anos passados.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS