São João de Braga avança com reinterpretação do cancioneiro sanjoanino
Sábado , Dezembro 5 2020 Periodicidade Diária nº 2656
Principal / Cultura / São João de Braga avança com reinterpretação do cancioneiro sanjoanino

São João de Braga avança com reinterpretação do cancioneiro sanjoanino

A Associação de Festas de São João de Braga prepara-se para apresentar os primeiros temas musicais resultantes do projeto de reinterpretação do cancioneiro sanjoanino, anunciado durante a conferência de imprensa de apresentação do programa de 2020.

O trabalho, que está a ser desenvolvido pela Associação de Festas de São João de Braga, pretende revisitar o cancioneiro sanjoanino bracarense, adaptando-o às sonoridades do século XXI.

Esta é uma das grandes novidades para 2021, mas terá um primeiro avanço na edição de 2020, sendo um projeto que conta com a coordenação de Daniel Pereira Cristo e a colaboração de muitas vozes bracarenses. O primeiro tema será apresentado já no próximo dia 15 de junho, coincidindo com o arranque oficial das festas com o “Faça-se Luz”.

Este ano, o tradicional momento de abertura do programa das festas de São João, “Faça-se Luz”, não acontecerá fisicamente, sendo, no entanto, transmitido nas plataformas oficiais da Associação de Festas de São João de Braga. A transmissão, que irá acompanhar a inauguração das iluminações de São João na Arcada, na Capela de São João da Ponte e no Arco da Porta Nova, acontecerá às 22h00.

Recorde-se que, apesar do cancelamento inédito das festas sanjoaninas bracarenses, a Associação de Festas assegurou a ornamentação de alguns espaços emblemáticos de Braga, tendo colocado, no chafariz junto à Arcada, a imagem do São João a rodar e, nas margens do rio Este, os já tradicionais quadros bíblicos.