A Irmandade da Penha, em Guimarães, vai oferecer um concerto de Zé Amaro aos emigrantes do concelho e da região. O espetáculo está agendado para o dia 21 de agosto, pelas 21:30, no recinto do Santuário.
O espetáculo pretende ainda assinalar o início das comemorações dos 75 anos do Santuário da Penha que se assinalam este ano.
Obra prima do arquiteto Marques da Silva, inaugurado em 1947, o Santuário da Penha é um monumento de singular beleza, valia arquitectónica e religiosa. Trata-se de uma obra emblemática de Guimarães. Os 75 anos do monumento religioso vão, por isso, ser celebrados com diversas iniciativas ao longo deste ano.
“Os nossos emigrantes merecem-nos um carinho muito especial nesta altura do ano e gostaríamos de instituir o hábito de, a cada ano, virem à Senhora da Penha agradecer a viagem e as graças concedidas. Muitos já o fazem, mas pretendemos com este gesto reforçar esta proximidade e afeto. Naturalmente, não poderíamos deixar de escolher o Zé Amaro para esta grande festa, pela preserverança, força e determinação que o caraterizam, tal como aos nossos emigrantes, à Irmandade e aos vimaranenses em geral”, justifica Roriz Mendes, juiz da Irmandade da Penha.
Simultaneamente, o principal responsável pela Irmandade da Penha acrescenta o desejo de “iniciarmos as celebrações dos 75 do Santuário com uma festa que orgulhe Guimarães, como estamos certos, irá acontecer”.