Domingo, Fevereiro 25, 2024
13.4 C
Braga
InícioOpiniãoSabia que Braga tem uma Associação que Cuida dos Cuidadores?

Sabia que Braga tem uma Associação que Cuida dos Cuidadores?

© Bruno Miguel Machado

A ACFAB – Associação de Cuidadores, Familiares e Amigos de Braga foi fundada em 2018, por um grupo de pessoas que habitualmente frequentavam o “Café Memória”. Este “café” tratava-se de uma iniciativa do Município de Braga, em parceria com a Alzheimer Portugal, e pretendia ser um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e eventual suporte. Naquela altura, em face da adesão a esse projecto, entendeu-se que fazia todo o sentido criar uma associação que cuidasse dos Cuidadores e seus familiares.

Nasceu assim a ACFAB, Associação de Cuidadores e Familiares de Braga. Foi, nessa altura, que deu os primeiros passos, mas, infelizmente, fruto da pandemia deixou de ter actividade.

Retomou novamente em 2023, com uma nova Direcção, liderada por Daniela Oliveira, que empregou uma nova dinâmica à Associação, sob o pilar “Dignificar a Arte de Cuidar”. Este mote pretende sensibilizar para a importância do cuidado e para o impacto que o acto de cuidar exerce não só na pessoa cuidada, como no(s) seu(s) cuidador(es) e contexto envolvente.

Após a tomada de posse, a ACFAB envolveu-se de imediato num conjunto relevante de projectos, dos quais se destacam o lançamento de um questionário para aplicação ao máximo de cuidadores do Concelho de Braga, de forma a melhor conhecer a realidade concelhia, possibilitando a definição de uma estratégia de trabalho mais organizada e consistente.

Ao mesmo tempo, disponibilizou o Gabinete de Apoio ao Cuidador, com a presença do tesoureiro, Sr. José Luís Carriço, onde se procura colaborar na divulgação dos diferentes apoios existentes no concelho, bem como no apoio ao preenchimento do formulário do Estatuto do Cuidador Informal para a Segurança Social. Este gabinete funciona às terças-feiras das 15:00 às 17:00 na Rua Sá de Miranda (espaço cedido pela paróquia de S. Lázaro).

Para além disto, está a organizar um ciclo de conferência para cuidadores. A primeira sessão decorreu no passado dia 18 de Novembro, dedicada ao “Estatuto do Cuidador Informal – Requisitos Legais.”. A segunda vai já decorrer no próximo dia 09 de Dezembro, pelas 10h00, na Escola Secundária Alberto Sampaio e vai dedicar-se ao tema “Sou Cuidador? E agora?”.

Convida-se todos os bracarenses a comparecerem!

Artigo de opinião de Bruno Miguel Machado, Jurista e Presidente do Conselho Fiscal da ACFAB.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES