Quinta-feira, Maio 26, 2022
15.7 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoRusga de São Vicente inaugura exposição de lenços na Póvoa de Lanhoso

Rusga de São Vicente inaugura exposição de lenços na Póvoa de Lanhoso

© Rusga de São Vicente

A Rusga de São Vicente de Braga vai inaugurar na próxima sexta-feira, 18 de março, às 21:00, a exposição “Lenços de Amor, versos ao Pai”, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

Este projeto tem o tema “Pai” e insere-se no programa “Expo’s Itinerantes”, que a Rusga de São Vicente iniciou no ano de 2005, tendo por propósito a salvaguarda e promoção de algumas das temáticas mais identitárias e emblemáticas da nossa cultura popular de tradição Baixo-minhota. Inserido nas Festas de São José, a exposição conta com a parceria da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

“Depois de levar àquela Galeria do Theatro Club a exposição “O Trajo e o Trajar Popular no Baixo Minho – Finais do século XIX, primeiras décadas do século XX”, estamos de volta, no âmbito das Festas concelhias da Povoa de Lanhoso, Feira Franca e Festa de São José, com este pertinente trabalho expositivo. Enraizada na nossa matriz identitária e na religiosidade popular, a 19 de março, faz-se coincidir a celebração do dia do Pai, com o dia de São José. É neste contexto, de dupla celebração, que surge a inspiração para a nossa ‘bordadeira de serviço’, a Dona Esperança, da Casa do Monte de Cabreiros, em Braga, também ela grande devota, do Pai adotivo de Jesus”, disse José Pinto, presidente da Rusga de São Vicente.

De acordo com o presidente, os lenços são “mais que um mero produto artístico”. “Os 55 ‘Lenços de Amor’ que irão ser apresentados, dedicados ao homem Pai, mais que um mero produto artístico, traduzem sentimentos, afetos e estados d’alma da própria. Dona Esperança, tem nos bordados um dos seus hobbies preferidos. Assume e identifica-se, como alguém que gosta de recriar e não simplesmente reproduzir. Assim, se fundamenta a sua aposta, enquanto exercício de pura liberdade artística, em novas abordagens/linguagens, na reinterpretação da temática dos tradicionais ‘Lenços de Amor'”, finalizou.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS