Sexta-feira, Junho 21, 2024
16.2 C
Braga
CulturaRui Reininho, Lena D'Água e Beatriz Gosta dão espetáculos em Barcelos

Rui Reininho, Lena D’Água e Beatriz Gosta dão espetáculos em Barcelos

© Francisco Morais / Rute Leonardo / Beatriz Gosta

Rui Reininho, Lena D’Água e Beatriz Gosta são alguns dos nomes da programação do Theatro Gil Vicente, em Barcelos, para os meses de junho e julho. Reininho canta a 16 de junho e Lena D’Água a 17. Já Beatriz Gosta atua a 12 de julho.

Programação Infantil

A programação teatral para crianças arranca no dia 4 de junho, às 16:00, com a peça “O Fio da Macaquinha” – teatro para os mais novos, inserida na Comemoração do Dia Mundial da Criança, pela Companhia de Dança de Almada.  No dia 11 de junho, será apresentada a peça “Era uma vez a vida”, com encenação do TPC-Teatro Popular de Carapeços e, no dia 18, é apresentada a peça “Corpo pequenino, olhos de gigante”, pela Teatro Estúdio Fontenova. Mais tarde, a 25 de junho, estreia a peça “Os Músicos de Bremen” pel’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos. Todas as peças referidas anteriormente fazem parte da rubrica de domingo à tarde “Em Família”. Ainda no dia 25, durante a manhã, há lugar a duas sessões de teatro para bebés, às 10:00 e às 12:00 (dos 3 meses aos 3 anos), da peça “Ateliê suja, pinta e brinca”, pela Marias Catrapumbas.

No que respeita à restante programação de teatro, no dia 24, às 21:30, sobe a palco a peça “O Estrangeiro” uma coprodução CTB – Companhia de Teatro de Braga e AKROAMA – Teatro Stabile di Innovazione e Ricerca della Sardegna. Nos dias 27 e 28 de junho, às 21:30 e 14:30, respetivamente, é a vez da Barcelos Sénior apresentar a peça “O Doente Imaginário”. Já no dia 30 de junho, a proposta de espetáculo pertence ao IAESM, que leva a palco um “Casamento por encomenda”, às 21:30.

Cinema e Música

Em junho, no TGV, há lugar para o cinema. Nos dias 6 e 20, o Cineclube Zoom exibe os filmes “Para Sempre Mulher” e “A Lua Ascendeu” de Kinuyo Tanaka, inseridos no Ciclo de Cinema feito por mulheres.  As sessões têm início às 21:30, e os bilhetes têm um custo de 3,5 euros.

No que respeita à música, o Conservatório de Música de Barcelos leva o espetáculo “Intemporal II”, no dia 7 de junho, enquanto no dia 16, às 16:00, Rui Reininho sobe ao palco do TGV com um espetáculo inserido no ciclo de concertos do ‘triciclo’. No dia 17 de junho, às 22:00, é a vez de Lena D’Água – Produtores Associados atuar do TGV. 

Serviço Educativo

Ainda no capítulo de Teatro, a programação de junho reserva os dias 1 e 2 para o Serviço Educativo, com sessões das peças:  “Os 3 Porquinhos” e o “Pinóquio”, pel’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, com duas sessões – 10:30 e 14:30. No dia 14 de junho, às 10h00, é a vez do Plano Nacional de Leitura pelo AEAF – Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria.

Fora de Portas

Na programação “Fora de Portas”, Carla Cortez apresenta, na Igreja do Terço, “Noites de Fado – Canta aquilo que sente na forma do antigamente”, no dia 3 de junho, às 21:30, enquanto, no âmbito do ciclo de concertos ‘triciclo’, o Paço dos Condes de Barcelos recebe “Indignu”, às 22:00, do dia 9 de junho. No dia 30 de junho, às 22:30, é a vez dos “Solar Corona + Maquina” tocarem na Sede da Junta de Freguesia de Barcelinhos.

Julho – o mês dos espetáculos ao ar livre

O mês de julho leva ao espaço cénico uma grande variedade de concertos e um espaço privilegiado com os espetáculos no Largo Dr. Martins Lima.

A programação inicia no dia 1 de julho, às 21:30, com a estreia do filme “A Grande Corrida” do barcelense Miguel Gomes.

Espetáculos – Largo Dr. Martins Lima

No dia 11, às 21:30, roda “Mal Viver” e, no dia 18, “Viver Mal” de João Canijo; no dia 25, o filme “Frágil” de Pedro Henrique, todos pelo Cineclube ZOOM. O dia 27 é dedicado ao Festival de Curtas de Vila do Conde “The Best of Curtas”.

Para os mais novos, estão reservados os dias 2 e 16, com os espetáculos: “Sereias Baleias” por Rui Queiroz de Matos e, no dia 16, “Uma Aventura no Parque” pela Malad’arte.

O teatro para bebés chega no último dia de programação, 30 de julho, com duas sessões: 10:00 e 11:30, com a peça “Para que servem as mãos” pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora.      

Música e Teatro

A música regressa ao TGV no dia 13 de julho, às 22:00, com o espetáculo “ILL Considered”, inserido no Ciclo Jazz ao Largo.

Da música para o teatro, chega, no dia 14 de julho, a peça “M’Liberdade” pela Via3, Companhia de Teatro; no dia 26, “A’vós Avós – O Musical” pela Rajada- Projeto Teatral e, no dia 29, “Os Idiotas” pela Terceira Pessoa.

Noutro registo, o stand-up está de regresso ao palco do TGV, desta feita, com Beatriz Gosta que está de regresso ao stand-up com o novo espetáculo “RESORT”, no dia 12 de julho, às 21:30, espetáculo inserido no ciclo das “4.ªs loucas”.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, através de reserva por e-mail ([email protected]), telefone (253 809 694) ou através de https://gilvicente.bol.pt/.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES