Terça-feira, Maio 28, 2024
16.6 C
Braga
CulturaRui Reininho, Daniela Melchior, Maria de Medeiros e Valter Hugo Mãe no...

Rui Reininho, Daniela Melchior, Maria de Medeiros e Valter Hugo Mãe no Ymotion em Famalicão

© Rui Reininho / Daniela Melchior / Maria de Medeiros / Valter Hugo Mãe

Na próxima semana, Famalicão será o epicentro do cinema jovem em Portugal. A semana principal da 9.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão decorre de 29 de novembro a 2 de dezembro e contará com a presença de caras bem conhecidas do público português como Rui Reininho, Daniela Melchior, Valter Hugo Mãe, Carla Chambel e a grande homenageada desta edição, Maria de Medeiros.

A programação da semana principal do Ymotion arranca com o “Novíssimo Cinema Português”, a 29 de novembro, pelas 10:30, na Fundação Cupertino de Miranda, espaço que também vai acolher as cinco sessões competitivas do festival, que acontecem nos dias 29 e 30 de novembro, envolvendo a projeção das 42 curtas-metragens a competir pelos oito prémios do Ymotion.

No dia 1 de dezembro, sexta-feira, terá lugar na Fundação Castro Alves, em Bairro, um showcase de Carolina Ceia & Quarteto de Jazz, pelas 16:30, seguindo-se um “Encontro Com Atores”, pelas 17:00, com a presença de Paula Lobo Antunes e Rafael Morais.

Neste dia à noite, sobe ao palco da Fundação Cupertino de Miranda, um colosso da música portuguesa: Rui Reininho. O artista, que estudou cinema, apresenta-se a solo pelas 21:30, numa atuação tão intimista quanto cinéfila, a partir dos temas do seu aclamado álbum “20.000 Éguas Submarinas”, lançado em 2021.

O último dia do festival Ymotion 2023 também será bastante preenchido na Fundação Cupertino de Miranda.

No dia 2 de dezembro, pelas 15:00, haverá “Sessão Cinemax: os Jovens e o Cinema Europeu” com a presença da atriz portuguesa Carla Chambel, e logo a seguir, pelas 17h00, “Cinema & Literatura” com o escritor Valter Hugo Mãe.

A atriz Daniela Melchior, conhecida internacionalmente pela sua participação em filmes como “O Esquadrão Suicida” (2021), “Guardiões da Galáxia: Volume 3” (2023) e “Velocidade Furiosa X” (2023), também vai marcar presença no Ymotion. Em “Histórias de Plateau”, a artista internacional vai partilhar a sua experiência e vivências na maior indústria cinematográfica do mundo – Hollywood (EUA) -, pelas 18:30, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda.

A sessão de encerramento da 9.ª edição do Ymotion começa às 22:00, no mesmo espaço, arrancando com o jovem realizador João Gonzalez, criador da curta-metragem “Ice Merchants” (2022) nomeada aos Óscares 2023, que vai musicar a multipremiada obra “The Voyager” (2017), que lhe valeu o prémio “Melhor Animação” na 4.ª edição do Festival de Cinema Jovem de Famalicão.

Nesta noite, também terá lugar a atribuição dos prémios da competição do festival, seguindo-se a homenagem à atriz e realizadora portuguesa, Maria de Medeiros, que será um dos pontos altos da sessão de encerramento do festival.

A grande noite de encerramento do Ymotion 2023 também ficará marcada pela atribuição do “Prémio de Mérito Internacional” à atriz Daniela Melchior, uma novidade da edição deste ano do festival.

Todos os eventos inseridos na semana principal do festival têm entrada livre, até à lotação do espaço.

A programação do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão pode ser consultada aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES