
Os Trilhos Bragueses, publicados quinzenalmente no Diário do Minho, vão dar origem a mais um livro de Rui Ferreira, que reúne mais de seis dezenas de artigos, versando pelos espaços urbanos da cidade de Braga.
A apresentação está agendada para o próximo dia 13 de julho, pelas 17:30, na antiga rua dos Granjinhos, junto ao Palácio do Raio, estando a cargo de Bernardo Reis, provedor da Misericórdia de Braga e autor do prefácio, e do historiador e arqueólogo Ricardo Silva, atual presidente da Junta de Freguesia de São Victor.
Este livro, que é constituído por um conjunto alargado de artigos sobre as ruas, praças e avenidas bracarenses, publicados na rúbrica “Trilhos Bragueses”, que o jornal Diário do Minho publica quinzenalmente às segundas-feiras, propõe-se percorrer as artérias mais emblemáticas da cidade de Braga.
Desde as estreitas e sombrias ruas medievais, passando pela nova Braga inaugurada no início do século XVI através da revolução urbanística implementada pelo arcebispo D. Diogo de Sousa, continuando pela cidade projetada no período áureo do Barroco, dominada pelo projeto exemplar do Campo Novo.
Nesta caminhada pela urbe bracarense não são esquecidas as avenidas largas ou ruas longas inauguradas pela contemporaneidade, bem como as ruas que brotaram de ações de benemerência, compensadas devidamente na toponímia, mas também as artérias dotadas de alma e coração, onde o bairrismo das suas gentes é o fator que as distingue das demais artérias da cidade.
Para Bernardo Reis, que assina o prefácio, “ao calcorrear as ruas de Braga e ao deambular por esse labirinto ora monumental, ora burguês, ora humilde, ora eclesiástico, ora residencial, na sua luz e nas suas sombras, este livro faz-nos sentir e viver a fronteira, entre o humano e o material, transmitindo com naturalidade através da abordagem urbanística e histórica da cidade de Braga”.
Esta publicação, com artes gráficas de Ana Amorim, é editada pelo Ponto Braguez e conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Braga e da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto.
O livro estará à venda por 15 euros a partir da próxima semana, já poderá ser encontrado em algumas livrarias da cidade de Braga.