O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou esta segunda-feira na sessão de abertura da Semana da Juventude organizada pela OCDE. Os desafios que os jovens enfrentam no mundo do trabalho, a formação e a participação na vida pública foram os temas abordados neste encontro realizado em formato digital.
Na sua intervenção, Ricardo Rio falou sobre a participação dos jovens no desenvolvimento das cidades e sobre o seu papel durante a após a crise pandémica, destacando “o extraordinário espírito solidário dos jovens bracarenses”.
“Quando em Braga vivemos o período de confinamento geral, os jovens foram os primeiros a voluntariarem-se para ajudar nas mais diversas situações, desde logo para comprar medicamentos e bens alimentares de primeira necessidade a pessoas em situação vulnerável”, referiu o autarca, assinalando que “esta postura reflete um sentido de pertença à comunidade que o Município quer continuar a incentivar no futuro”.
Ricardo Rio referiu que, durante o contexto de pandemia, o Município de Braga procurou “sempre garantir às escolas as condições necessárias para o ensino à distância, através da doação de computadores, tablets e equipamentos de internet móvel”. Por outro lado, acrescentou o edil, “o Município de Braga assegurou ainda as refeições a alunos em maior vulnerabilidade socioeconómica”.
No que se refere à participação dos jovens na vida da cidade, Ricardo Rio assinalou que, mesmo em período de confinamento, “a Autarquia continuou a estimular a participação dos mais novos na vida da cidade”. “Nos últimos anos, conseguimos imprimir uma dinâmica e identidade únicas nos temas de juventude, desde logo através do Conselho Municipal de Juventude que, mesmo em tempos de pandemia não deixou de funcionar e de ouvir os jovens e as suas preocupações”, sustentou o Edil.
Em relação ao futuro, Ricardo Rio sublinhou a “necessidade de se apostar na criação de mais oportunidades de emprego para os jovens, assim como na criação de melhores condições de trabalho”. A título de exemplo, o autarca lembrou “a aposta de Braga em programas de requalificação de recursos humanos, visando a captação de investimento e de talento para a região de Braga, através da reconversão de competências”.
A abertura da Semana da Juventude da OCDE contou com a intervenção do secretário-geral da organização, Mathias Cormann, de Priyanca Radhakrishnan, ministra da Juventude da Nova Zelândia, Jack Dalrymple, diretor executivo da “Global Voices”, Lauren Freixe, CEO da “Nestlé” na América, e de Muriel Pénicaud, embaixadora de França na OCDE.