Quinta-feira, Abril 18, 2024
13.4 C
Braga
BragaRicardo Rio garante reforçar investimento na cultura na cidade de Braga

Ricardo Rio garante reforçar investimento na cultura na cidade de Braga

© CM Braga

O evento de apresentação pública da Braga – Capital Portuguesa da Cultura 2025 realizou-se esta quarta-feira, no antigo balcão do Banco Santander, parte integrante do edifício do Theatro Circo. Esta parcela do edifício, que se encontrava alienada, foi recentemente adquirida pelo Município e será colocada ao serviço da cultura da cidade.

Em 2025, Braga será Capital Portuguesa da Cultura, título que surge como um legado da candidatura finalista da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027 e que dará continuidade ao trabalho desenvolvido até agora.

O painel do evento foi composto por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Cláudia Leite, administradora executiva do Theatro Circo de Braga e coordenadora da equipa de missão da Braga’27.

No evento foram partilhados os próximos passos do projeto da Capital Portuguesa da Cultura 2025. “Não é um ponto de chegada. Assim como a Candidatura a Capital Europeia da Cultura foi uma escala, esta é mais uma etapa na consolidação de Braga como uma referência cultural a nível nacional e internacional”, referiu Ricardo Rio.

No seu discurso, o edil assegurou ainda que os objetivos definidos no contexto da candidatura “serão concretizados” e que o Município continuará a “reforçar o investimento na cultura, quer no reforço de equipamentos, quer no reforço das dinâmicas culturais da cidade”.

Em jeito de conclusão, Ricardo Rio sublinhou a importância do legado da Braga – Capital Portuguesa da Cultura. “Queremos que 2025 seja um momento de exaltação da cultura da cidade e da cultura portuguesa e queremos que os projetos que estamos a trabalhar sejam sustentáveis a longo prazo”, sustentou o autarca.

Já Cláudia Leite sublinhou que “esteve sempre em mente um plano B, isto é, um cenário em que fosse possível dar continuidade ao trabalho desenvolvido, independentemente do resultado”. “Em todo o processo contámos com o compromisso do Município. A relação com os agentes culturais é também fundamental nesta nova etapa, bem como os processos de financiamento alternativos para alargar o foco de acção da Braga 25”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Braga concluiu a apresentação saudando a cidade de Évora, Capital Europeia da Cultura 2027, e mostrando “total disponibilidade para colaborar tanto com Évora, como com as restantes futuras Capitais Portuguesas da Cultura – Aveiro e Ponta Delgada”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES