Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.2 C
Braga
BragaRicardo Rio diz que Braga é “destino natural” para projetos em Biotecnologia

Ricardo Rio diz que Braga é “destino natural” para projetos em Biotecnologia

O autarca de Braga participou numa sessão da ExpoBiotec.

© CM Braga

“A cidade de Braga apresenta um ecossistema empreendedor que lhe permite ser um destino natural para desenvolver projetos na área da biotecnologia”. Esta é a opinião de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que participou, esta sexta-feira, numa sessão da ExpoBiotec, que durante estes dias reúne no Forum Braga o melhor da investigação da indústria e do ensino nas áreas da Biotecnologia e Bioengenharia.

A iniciativa, integrada na programação da Semana da Economia, é promovida pelo Município de Braga, em parceria com a Universidade do Minho, através do Departamento e do Centro de Engenharia Biológica, a Startup Braga e o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, com o objetivo de desinver projetos da biotecnologia na região.

“Qualquer território tem de aproveitar os seus recursos para sustentar uma estratégia continuada de desenvolvimento, alinhada no crescimento económico. Neste particular, Braga marca a diferença através de uma colaboração muito forte entre instituições como a Universidade do Minho, o IPCA e o INL que pertite que as empresas aproveitem esse conhecimento para gerar projetos inovadores e criar postos de trabalho para as pessoas que poderem realizar pessoal e profissionalmente”, referiu Ricardo Rio, no debate que abordou as políticas públicas no desenvolvimento do setor da biotecnologia.

A sessão, moderada por Simão Soares, presidente da P-Bio, contou ainda com a participação de Ricardo Simões, gestor de inovação da CCDR-N, Nuno Cerca, diretor do Centro de Engenharia Biológica da UMinho, e Jorge Pedrosa, do 2CA – Centro Clínico Académico.

Segundo Ricardo Rio, “esta é uma área que o Município de Braga pretende continuar a apostar” e, o próximo passo “é delinear estratégias conjuntas aproveitando os recursos e linhas de financiamento para desenvolver novos projetos nesta área”. Outro dos objetivos é a criação de infraestruturas laboratoriais para que as empresas “possam desenvolver as suas ideias, assim como a promoção e reforço da visibilidade nacional e internacional, de forma a atrair investimento”.

A ExpoBiotec integra a Semana da Economia de Braga, uma iniciativa promovida pela InvestBraga, em colaboração com o Município de Braga, focada na “Inovação Sustentável, ESG e Gestão de Talento”, que reflete a dedicação da Cidade às estratégias de desenvolvimento empresarial.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES