![Ricardo Rio defende que é "importante" reforçar as relações económicas e culturais com a China](https://imagens.bragatv.pt/wp-content/uploads/2023/02/24174141/ricardo-rio-zhao.jpg)
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, recebeu esta semana uma delegação de empresários chineses, que foi liderada pelo embaixador da China em Portugal, Zhao Bantang.
Este encontro realizou-se durante um jantar organizado em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, que serviu para realizar uma ação de intercâmbio, onde participaram também a InvestBraga, a Associação Empresarial de Braga e a Associação Empresarial do Minho.
Ricardo Rio deu as boas-vindas aos empresários chineses em Portugal, que incluíam representantes do Bank of China, empresas de construção civil, de energias renováveis ou de tecnologia, e assumiu que as relações entre Braga e a China “são bastante fortes e pretendemos reforçar esta ligação económica e cultural entre os dois povos. Temos várias empresas que tem negócios com a China e pretendemos também que estas relações comerciais cresçam, depois de um período de arrefecimento provocado pela pandemia do Covid-19”.
O autarca bracarense lembrou também a geminação que Braga tem com Shenyang, no Nordeste da China. “Braga, além de várias ligações com outras cidades chineses, tem uma forte parceria com Shenyang, com quem partilhamos alguns projetos. Além disso, a forte ligação a Macau aproxima ainda mais os dois povos e esta visita serve também para reforçar esta conexão”, afirmou o edil.
Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal de Braga realçou também o trabalho do Instituto Confúcio da UMinho, que tem uma parceria com a autarquia e que permite a centenas de crianças aprenderem o mandarim nas escolas públicas do concelho. “Esta é uma parceria que permite a centenas de crianças iniciarem a aprendizagem de umas das línguas de futuro”, defendeu Ricardo Rio.
Por sua vez, Zhao Bentang, agradeceu a receção em Braga e reforçou que a sua missão é “fortalecer e facilitar as relações entre os dois países”.