Segunda-feira, Novembro 29, 2021
10.6 C
Braga
InícioBragaRicardo Rio defende que cidades “devem liderar recuperação pós Covid-19”

Ricardo Rio defende que cidades “devem liderar recuperação pós Covid-19”

© CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, interveio esta quinta-feira num painel intitulado “Recuperação Económica Sustentável: Viver e Trabalhar em Cidades Resilientes”, defendendo que devem ser as cidades a liderar a recuperação económica e que “quanto mais os países envolverem os autarcas nas decisões dos países, mais essa recuperação será eficaz e sustentável”.

Este painel decorreu durante a conferência anual da EUROCITIES, que se realizou esta semana em Leipzig, na Alemanha. Nesta discussão participaram ainda os responsáveis das Cidades de Tampere (Finlândia), Munster (Alemanha), Bruxelas (Bélgica) e ainda uma responsável da OCDE.

O tema desta conferência anual – “O poder das Cidades: transformando as Cidades” – esteve presente ao longo destes dois dias, onde participaram mais de duas centenas de políticos locais, dois comissários europeus, responsáveis de instituições europeias e da OCDE.

Na ocasião, Ricardo Rio enfatizou a “importância da criação de um clima de colaboração entre todos os agentes como pilar da resiliência das cidades”. O edil realçou ainda que “o sucesso de um território se mete também pela capacidade de atração de pessoas, enquanto bolsa de talento, de renovação demográfica ou de diversidade cultural” e, como tal, os autarcas europeus devem apostar na “criação de condições de atração e fixação das pessoas nas suas cidades”.

Durante a sua intervenção, Ricardo Rio explicou que apesar da situação pandémica ainda não estar ultrapassada, é fundamental que os responsáveis governamentais encarem os planos de recuperação como uma “grande oportunidade para acelerar o desenvolvimento sustentável e preparar as economias para uma transição enérgica mais amiga do ambiente”.

Nesta conferência, o presidente da Câmara Municipal de Braga teve ainda a oportunidade de destacar alguns projetos em concreto para os próximos anos, como os planos da mobilidade que estão a ser desenhados em Braga, e explicar que o MetroBus e a renovação da frota dos transportes públicos em curso serão uma verdadeira revolução a nível local capazes de alterar o paradigma da cidade.

Ricardo Rio integra a Comissão Executiva da EUROCITIES, a mais relevante organização de cidades europeias que reúne mais de 200 municípios de 38 países. Esta foi também a sua primeira reunião presencial desde o início da pandemia, durante a qual aprovaram os planos para próximos anos.

Além de Braga, a direção desta rede, que é liderada pelo presidente de Florença, Dário Nardella, inclui os autarcas de Barcelona, Oslo, Varsóvia, Nantes, Roterdão, Tallin, Ghent, Estocolmo, Viena e Leipzig.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS