Restaurante de Terras de Bouro alerta para necessidade de apoio nesta zona de baixa densidade
Quarta-feira , Dezembro 2 2020 Periodicidade Diária nº 2653
Principal / Região / Terras de Bouro / Restaurante de Terras de Bouro alerta para necessidade de apoio nesta zona de baixa densidade

Restaurante de Terras de Bouro alerta para necessidade de apoio nesta zona de baixa densidade

O Abocanhado

O restaurante O Abocanhado, localizado na freguesia de Brufe, em Terras de Bouro, em pleno Gerês, alertou pela necessidade de apoio à restauração desta zona de baixa densidade, uma vez que o Governo apenas irá apoiar os empresários do setor dos concelhos de risco.

Em comunicado, a gerência teme pela sobrevivência do restaurante face à crise provocada pela pandemia da Covid-19. “Esta segunda vaga da pandemia veio acompanhada de um conjunto de medidas restritivas que têm sido pautadas pela incerteza do melhor caminho a seguir para travar a propagação da pandemia e, em simultâneo, permitir que a nossa economia não estagne ou retroceda. Os restaurantes estão a assistir a uma redução contínua do número de clientes e a situação financeira revela-se insustentável face à recém aplicada medida de encerramento obrigatório nos dois próximos fins de semana de 14 e 15 e de 21 e 22 de novembro, mas também face ao respetivo confinamento nos concelhos considerados de alto risco de contágio”, apontou.

A gerência lamenta que o Governo irá implementar uma medida de apoio que não integra a restauração dos concelhos que não foram sinalizados como sendo de risco. “O Governo apressou-se a apresentar uma medida de apoio aos espaços da restauração integrados nos concelhos sinalizados. Acontece que esta medida não afeta apenas os restaurantes presentes nestes concelhos, mas também em todos os demais concelhos que, embora não sendo de alto risco, se localizam em zonas de muita baixa densidade populacional, sendo os seus clientes oriundos dos concelhos de alto risco e que estão confinados ao sábado e domingo”, realçou.

O comunicado dita ainda que a clientela provém dos concelhos dos distritos do Porto, Braga e Guimarães, considerados de alto risco, impossibilitando ter clientes no seu estabelecimento.

Por esses motivos, os donos do restaurante O Abocanhado exigem ao Governo que analise também a necessidade de apoiar os restaurantes que estão localizados fora das zonas de alto risco e com baixa densidade populacional, dado que não têm clientes e serão forçados a despedimentos ou encerramento das portas.