Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoREN doa viatura aos Bombeiros Voluntários de Famalicão

REN doa viatura aos Bombeiros Voluntários de Famalicão

© REN

A REN – Redes Energéticas Nacionais entregou hoje uma viatura aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais, reforçando o compromisso da empresa com a prevenção e combate aos incêndios rurais.

Numa cerimónia nas instalações da REN em Sacavém, que contou com a presença do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro General José Manuel Duarte Costa, e do vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros, Rui Rama da Silva, a corporação de Vila Nova de Famalicão, para além das corporações de Benavente (Santarém), Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro (Bragança), Estarreja e Arouca (Aveiro) e Armamar (Viseu), receberam uma carrinha pickup das mãos de João Conceição, administrador executivo da REN.

Desde 2009, e através de uma estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os Municípios na defesa da floresta contra incêndios, a REN atribuiu 89 veículos a várias instituições, entre corporações de bombeiros e equipas de prevenção de incêndios das autarquias.

Segundo João Conceição, “a REN defende há muito anos que a prevenção contra os incêndios rurais não se realiza apenas na época crítica. É por isso que, ao longo de todo o ano, temos ações de prevenção em articulação com as autoridades competentes, limpando os corredores de transporte de energia, de forma a aumentar a resiliência das nossas infraestruturas e dos territórios onde as mesmas se encontram implantadas, criando, simultaneamente, oportunidades de combate aos Bombeiros e restantes Equipas de Proteção Civil. Sabemos que as corporações de bombeiros partilham desta nossa visão e que trabalham incessantemente todos os dias para evitar agressões à floresta portuguesa. A doação destas viaturas não é mais do que o reconhecimento do seu trabalho incansável”.

No concelho de Vila Nova de Famalicão, e num trabalho constante de prevenção contra os fogos florestais, a REN efetuou a limpeza de mais de 5 hectares em 2021. Já no distrito de Braga, a REN limpou perto de mil hectares em 2021 e 2022, tendo rearborizado mais de 85 hectares, principalmente com pinheiro-manso e carvalho. Estas intervenções da REN aumentam a biodiversidade, contribuindo, em simultâneo, para aumentar a resiliência aos incêndios florestais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS