Quarta-feira, Outubro 5, 2022
17.8 C
Braga
InícioAtualidadeReitor da Universidade do Minho toma posse na próxima segunda-feira

Reitor da Universidade do Minho toma posse na próxima segunda-feira

© UMinho

O professor catedrático Rui Vieira de Castro toma posse na segunda-feira, 29 de novembro, como reitor da Universidade do Minho, para o período 2021-2025. A cerimónia de investidura tem início às 11:00 no Salão Medieval do Edifício da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

A sessão inclui o tradicional cortejo académico e as intervenções da presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, Joana Marques Vidal, do presidente da Associação Académica, Rui Oliveira, e do reitor, Rui Vieira de Castro.

Rui Vieira de Castro, professor catedrático do Instituto de Educação foi eleito com 65% dos votos dos membros do Conselho Geral. Terá como vice-reitores Eugénio Campos Ferreira (Investigação e Inovação), Filomena Soares (Educação e Mobilidade Académica), Joana Aguiar e Silva (Cultura e Território), Luís Amaral (Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa)  e como pró-reitores Sandra Paiva (Projetos Científicos e Gestão da Investigação), Manuel João Costa (Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica), Guilherme Pereira (Avaliação e Projetos Especiais), Teresa Ruão (Comunicação Institucional) e José Fernandes (Infraestruturas e Transformação Digital).

A cerimónia de investidura poderá ser acompanhada em streaming através no canal de YouTube da UMinho.

Nota biográfica

Rui Vieira de Castro nasceu há 63 anos em Caldas de Vizela. É licenciado em Ensino de Português e Inglês pela Universidade do Minho, mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa e doutor em Educação pela UMinho. Ingressou na UMinho em 1983, onde veio a desenvolver quase toda a sua carreira profissional. Lecionou em diversas universidades portuguesas e estrangeiras. Dirigiu projetos de investigação nas áreas da Educação e Linguagem e das Literacias. É autor de numerosos livros, capítulos de livros e artigos. Coordenou projetos de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste. Foi presidente da Associação Portuguesa de Linguística. Dirigiu a Revista Portuguesa de Educação. Foi consultor do Ministério da Educação. Na Universidade do Minho foi vice-reitor para a Educação e vice-reitor para o Ensino e a Investigação; nos últimos quatro anos, exerceu as funções de reitor.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS