Sexta-feira, Setembro 30, 2022
14.5 C
Braga
InícioEducaçãoReitor da Universidade do Minho dá boas-vindas a 2900 estudantes

Reitor da Universidade do Minho dá boas-vindas a 2900 estudantes

© UMinho

Cerca de 2900 novos estudantes da Universidade do Minho vão ser recebidos na próxima segunda-feira, dia 19, às 15:30, numa cerimónia solene no Pavilhão Desportivo do campus de Gualtar, em Braga. A sessão inclui intervenções do reitor, Rui Vieira de Castro e do presidente da Associação Académica (AAUMinho), Duarte Lopes, bem como testemunhos de ex-alunos, vídeos e atuações do Coro Académico da UMinho, da Tuna Universitária do Minho e dos Bomboémia. O evento vai ser transmitido no YouTube e facebook da UMinho.

A iniciativa faz parte do programa de acolhimento promovido pela Reitoria, em articulação com as suas Unidades Orgânicas e Serviços, e pela AAUMinho. Esta sexta-feira, dia 16, a atividade “GPS” vai ajudar os estudantes a conhecerem os campi de Gualtar e de Azurém (Guimarães). As Escolas e Institutos têm sessões de apresentação em formato desdobrado, recebendo os novos alunos de cada curso esta sexta-feira e/ou na manhã do dia 19. Os alunos vão também almoçar nas cantinas da UMinho antes de sessão de boas-vindas com o Reitor, para a qual têm dispensa das aulas.

Para os dias seguintes estão previstas pela AAUMinho várias atividades culturais e sociais paralelas, como uma mostra associativa nos campi (dia 20), um GPS pelas cidades de Braga e Guimarães (dia 22) e saraus com grupos culturais da UMinho (dias 22 e 29). Em outubro, Guimarães vai receber as Serenatas Velhas (dia 11), a Latada (dia 12) e concertos noturnos no Pavilhão Multiusos (dias 12 a 15). Em simultâneo, a AAUMinho irá promover ações de saúde mental, como a divulgação de canais de apoio psicológico, um depósito de desabafos, a distribuição de laços amarelos, um workshop de técnicas de relaxamento e uma conversa sobre cuidados de saúde digital.

Os novos estudantes que ingressaram na primeira fase podem fazer a sua matrícula online até esta sexta-feira, tendo para tal o apoio do portal sou.uminho.pt, com um tutorial passo a passo, um chatbot, o telefone 253604112, um guia digital e os “embaixadores UMinho”, estudantes das várias áreas de saber desta academia, que vão dar a conhecer “tudo” sobre a instituição, as suas unidades orgânicas, os cursos e as rotinas aos novos colegas. Cerca de 300 “embaixadores” participaram na última semana em atividades de formação nos campi e a UMinho conta com eles para as 1ª, 2ª e 3ª fases de matrículas e no acolhimento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS