A recolha de resíduos orgânicos em Guimarães aumentou cerca de 700% durante o ano de 2023. A VITRUS recolheu mais de seis mil toneladas de orgânicos, resultado do alargamento do processo de recolha porta-a-porta nas freguesias da Cidade (Oliveira, São Paio e São Sebastião), Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes.
“A recolha dos orgânicos é um processo em contínuo, que carece de constante monitorização no que respeita às melhores soluções para cada situação, sendo uma aposta estratégica do Município para a promoção da economia circular e para alcançar a neutralidade carbónica”, refere a VITRUS.
O processo de recolha implicou um reforço de viaturas e recursos humanos assumidos pela VITRUS AMBIENTE, numa operação que chegou a cerca de 55 mil habitantes do concelho neste alargamento às freguesias, depois de uma primeira fase que iniciou em 2022 no centro da cidade englobando cerca de 4 mil habitantes e que resultou na recolha de 915 toneladas de orgânicos.
No arranque desta operação de alargamento, a VITRUS procedeu à implementação de mais de duas centenas de contentores para o depósito de resíduos orgânicos, apelando à população para efetuar a separação no sentido de garantir o seu reaproveitamento para a criação de composto que serve como um fertilizante natural. Todo este processo foi realizado em articulação com o Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem.