Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.2 C
Braga
RegiãoVila VerdeRallySpirit junta carros lendários de rali em Vila Verde

RallySpirit junta carros lendários de rali em Vila Verde

Mais de uma centena de carros que marcam a história do desporto automóvel vão estacionar nos jardins de Vila Verde.

© CM Vila Verde

O centro de Vila Verde acolhe, na tarde de sexta-feira, dia 31, mais de uma centena de carros lendários das provas de desporto automóvel nacionais e internacionais, no âmbito da edição 2024 do RallySpirit.

Num momento de descontração e convívio, a partir das 17:30, nos jardins da sede do concelho, o público vai poder estar de perto com pilotos e bólides carismáticos dos ralis e de provas de velocidade em estrada.

A iniciativa reúne alguns dos carros que marcam a história dos ralis, como os Audi Quattro S1 E2, o MG Metro 6R4, o Toyota Celica Twincam Turbo ou o Porsche 911 SCRS, incluindo ainda o Toyota 222D Grupo S – um dos três únicos existentes no mundo.

Ao parque de verdadeiras lendas dos ralis juntam-se o Ford RS200 da Diabolique, um Lancia Delta S4 e um Lancia Rally 037 com a decoração da Martini Racing, para além do Ford Sierra Cosworth 2WD a envolver vários pilotos portugueses que fizeram história no desporto automóvel nacional.

Com uma participação recorde de 128 carros, o RallySpirit vai atravessar o concelho de Vila Verde, num percurso que fará a ligação entre Terras de Bouro e o circuito Vasco Sameiro em Braga, antes da chegada a Barcelos.

O programa contempla um espaço de assistência remota e zona de reabastecimento no alto de Mixões da Serra, onde os carros deverão chegar a partir das 16h30, seguindo depois para o centro de Vila Verde.

Com o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde, o RallySpirit 2024 é uma prova da X Racing, sob organização desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, procurando valorizar a oportunidade de a população – e sobretudo os fãs do desporto automóvel – apreciar o som dos velhos motores e as autênticas lendas da história dos ralis.

O RallySpirit arranca esta quinta-feira do Porto, pelas 16:30, disputa uma super especial em Vila Nova de Gaia e segue em direção a Santo Tirso, para uma classificativa noturna, fechando a 1.ª Etapa com a especial Barcelos Sul. Na sexta-feira, a caravana dirige-se a Terras de Bouro e Vila Verde, para a realização de mais três especiais, antes da novidade da super especial no circuito bracarense de Vasco Sameiro, ao final da tarde, que antecede o regresso Barcelos, onde os carros ficam em exposição a partir das 19:00.

Pedro Ortigão, da X Racing, salienta “o significativo aumento do número de participantes a qualidade dos carros presentes”, destacando ainda “os tantos concorrentes internacionais, muitos deles, regulares participantes nos principais ralis do mundo”.

Esta edição integra o exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, o Slowly Sideways Europe. O programa contempla três dias de intenso espetáculo, com carros lendários a percorrer troços exigentes e de grande beleza ao longo de zonas florestais e também centros urbanos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES