
A edição de 2023 do WRC Vodafone Rally de Portugal, que em maio atravessou 15 concelhos do norte e centro do país, gerou um impacto económico recorde de 164,7 milhões de euros, mais 10,9 milhões de euros (7,1%) face à edição de 2022. O estudo da Universidade do Algarve – CiTUR detalha um “crescimento significativo” ao nível da despesa direta dos adeptos e equipas naquelas regiões.
A despesa direta gerada no rali, formada pelos gastos conjuntos de adeptos (residentes e visitantes), equipas e organização, ascendeu a 86,8 milhões de euros, mais 14% do que em 2022. Mais de metade desse valor (50,5%) teve origem em equipas e adeptos estrangeiros.
Também a receita fiscal direta sobre o consumo durante o Vodafone Rally de Portugal cresceu para valores inéditos desde que o evento é analisado, superando os 21,7 milhões de euros em IVA e ISP, mais 19% do que em 2022. Isto permitiu ao Estado arrecadar mais de 25% do impacto económico direto da prova.
Ao longo dos quatro dias do rali, cerca de um milhão de espetadores assistiu ao vivo à prova, sendo que mais de 267 mil adeptos eram oriundos de Espanha e França, países mais representados entre os visitantes estrageiros, mas também da Estónia, Reino Unido, Finlândia.