Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
3.9 C
Braga
InícioBragaQuinta Pedagógica de Braga doou mais de uma tonelada de alimentos a...

Quinta Pedagógica de Braga doou mais de uma tonelada de alimentos a IPSS do concelho

© CM Braga

Ao longo do ano passado, a Quinta Pedagógica de Braga entregou mais de uma tonelada de produtos alimentares a Instituições de Solidariedade Social do concelho. No total foram 1,105 kg de produtos hortícolas produzidos nas suas hortas, que foram doados a instituições que confecionam diariamente refeições para apoio a cidadãos em situação de fragilidade económica e social. Os produtos foram entregues à Cáritas, Cruz Vermelha, “Virar a Página”, AIA e ao Banco Alimentar contra a Fome de Braga.

A Quinta Pedagógica tem no seu objetivo basilar, ser um centro de experimentação e sensibilização agroambiental. Nesse contexto, dinamiza ao longo do ano, todos os ciclos culturais das culturas temporárias e perenes, nomeadamente dos produtos hortofrutícolas. Este equipamento municipal dispõe de hortas de ar livre, em estufa e um pomar com várias variedades de fruteiras, inclusive variedades regionais.

A quinta faz cultivo das mais variadas culturas, para que as crianças que visitam o espaço tenham a oportunidade de colocar as mãos na terra, semeando ou plantando, mas também, ao participarem nas visitas guiadas, aprendam quais são as culturas de época, qual a árvore que produz o fruto que comem, numa verdadeira missão de educação alimentar.

Os produtos excedentes são então doados a Instituições de Solidariedade Social do concelho, e dadas as características perecíveis dos produtos, são entregues a instituições que preparam refeições.

Considerando que a atividade agrícola materializada na quinta vai muito além do simples trabalho da terra, as hortas têm por missão serem pedagógicas, sociais e inclusivas, sendo uma ferramenta muito importante de sociabilização, educação ambiental, inclusão com atividades com plantas e colheita de legumes variados e produzidos de uma forma mais amiga do ambiente.

No dia 23 de janeiro será apresentado um novo projeto de “Hortas Sociais e Terapêuticas” que irá nascer na Quinta Pedagógica e ao qual a CERCI Braga se irá juntar com os seus utentes, em parceria com os voluntários, passando a ser mais uma entidade beneficiária das colheitas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS