Quarta-feira, Setembro 28, 2022
15 C
Braga
InícioPaísQuase 69 mil pessoas já se inscreveram para voto antecipado em mobilidade

Quase 69 mil pessoas já se inscreveram para voto antecipado em mobilidade

DR

O número de cidadãos eleitores que se inscreveram para votar no voto em mobilidade, até às 19:00 deste domingo, é de 68.904, anunciou o Ministério da Administração Interna. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira.

De acordo com os dados registados pela Administração Eleitoral a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna para votar em mobilidade no dia 23 de janeiro, até às 19:00 do primeiro dia de inscrições para o voto antecipado em mobilidade nas eleições presidenciais de 2021 tinham-se inscrito 33.883 cidadãos eleitores.

A inscrição para o voto antecipado em mobilidade decorre até quinta-feira, 20 de janeiro, aqui.

O voto antecipado em mobilidade é uma das várias modalidades que os cidadãos têm para exercer o seu direito de votar antes do dia da eleição, coexistindo com o voto antecipado para doentes internados, cidadãos presos e em lares, assim como, em contexto de pandemia, um regime excecional para os cidadãos em confinamento decretado pelas autoridades de saúde.

A Administração Eleitoral tomou várias medidas para garantir a segurança sanitária no dia 30 de janeiro e que acompanham a redução do número de eleitores inscritos por cada secção de voto para 750, limite a partir do qual há desdobramento de mesas. Assim: 

  • Serão constituídas 16.427 secções de voto, das quais 2.606 no dia 23 para o voto antecipado em mobilidade – quase 4 vezes mais que as 675 das eleições presidenciais de 2021 – e 13.821 no dia 30;
  • Serão empenhados 82.135 membros de mesa, apoiados por mais de 15.000 funcionários das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia.
  • Para apoio às modalidades de voto antecipado em mobilidade, em confinamento e em lares também serão envolvidas diretamente vários milhares de militares da GNR e polícias da PSP que, nas respetivas áreas de competência territorial dos 308 concelhos, irão recolher os envelopes – nos dias 24,25 e 26 de janeiro – e entregá-los à guarda do tribunal para depois, no dia 29, os levarem para as Juntas de Freguesia.

Voto antecipado em mobilidade 

As mesas de voto antecipado podem ser desdobradas quando se inscrevam um número de eleitores sensivelmente superior a 500 por cada uma das mesas de voto existentes num determinado local de votação.

Caso um cidadão esteja inscrito no voto antecipado e não o exerça, poderá votar no dia 30 de janeiro.

Voto antecipado para eleitores em confinamento obrigatório

O pedido de inscrição é feito aqui entre os dias 20 e 23 de janeiro, mas a medida de confinamento obrigatório deve ter sido decretada pelas autoridades de saúde até ao dia 22 de janeiro.

As equipas para recolha dos votos no domicílio são constituídas por representantes dos presidentes da Câmara de cada município, podendo ser acompanhadas por delegados das candidaturas. 

Entre os dias 25 e 26 de janeiro, as equipas deslocam-se à morada que o eleitor indicou na inscrição, que deve coincidir com o domicílio registado no sistema de registo dos doentes com Covid-19 gerido pela Direção-Geral de Saúde.

Voto antecipado para eleitores doentes internados e presos

No voto antecipado para eleitores internados ou presos, cuja inscrição terminou no passado dia 10 de janeiro e votam entre 17 e 20 de janeiro, inscreveram-se 3.394 eleitores: 400 doentes e 2.994 presos.

Eleitores inscritos no estrangeiro 

O número de eleitores recenseados no estrangeiro é de 1.521.926, dos quais 2.876 optaram por votar presencialmente.

Equipamento de proteção individual 

A Administração Eleitoral tem estado a remeter, aos 308 Municípios, todo o material de apoio às mesas de voto no dia de voto antecipado em mobilidade (23 de janeiro) e do dia da eleição (30 de janeiro):

  • Número estimado de mesas de voto antecipado em mobilidade (23/1): 2.606
  • Número estimado de seções de voto a constituir no dia da Eleição (30/1): 13.821

No total serão mais de 103,7 toneladas de material distribuído pela AE a todos os Municípios, nomeadamente máscaras, luvas, viseiras e álcool gel.

Recenseamento 

Caso o cidadão não saiba onde está recenseado, pode obter essa informação aqui ou através de um SMS gratuito para 3838, com a mensagem «RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento=aaaammdd».

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS