
José Luís Carneiro, cabeça de lista por Braga às eleições de 18 de maio, acompanhado por uma comitiva de candidatos socialistas esteve, esta manhã, em Fafe, para mais um dia de campanha eleitoral.
No contacto com a população, a comitiva falou sobre as medidas do PS que “tocam o dia a dia das famílias”. “O próximo Governo, liderado por Pedro Nuno Santos, dará um novo impulso a Portugal. Vamos assegurar às famílias o regresso, agora permanente, do IVA Zero nos produtos essenciais do cabaz alimentar como carne, leite, ovos, peixe, legumes e azeite”, afirmou José Luís Carneiro.
O Partido Socialista considera ainda essencial “continuar o trabalho interrompido de combate à pobreza energética alargando a taxa reduzida de 6% de IVA a todos os consumos eletricidade da potência contratada até 6,9 kVA e fixando os preços do gás engarrafado com base numa proposta da ERSE, que reavaliará periodicamente o limite de preço”. “Este apoio abrangerá todas as pessoas com mais de 65 anos com as famílias beneficiárias a passar de 70 para 500 mil”, garante.
Irene Costa, candidata socialista, referiu que “o PS considera fundamental conceder acesso automático às tarifas sociais de gás e de água para os beneficiários de tarifa social de eletricidade. Precisamos ajudar que precisa, diminuindo as despesas fixas e melhorando os rendimentos”.
Relativamente aos rendimentos, o Partido Socialista reafirma o seu compromisso de “aumentar o salário mínimo em pelo menos 60 euros por ano, atingindo um aumento de, no mínimo, 240€ para 1110 euros em 2029 e aumentar o salário médio em pelo menos 5% ao ano, atingindo pelo menos os 2000 euros em 2029”.