
José Luís Carneiro, Sandra Lopes, Pedro Sousa, Irene Costa e Gilberto Anjos, candidatos do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Braga, visitaram a empresa Baptista e Soares SA, localizada na Póvoa de Lanhoso, para conhecer de perto as necessidades e os desafios enfrentados pelo setor empresarial, com particular enfoque no setor têxtil.
Durante a visita, os candidatos destacaram “a importância de fortalecer o apoio às empresas nacionais e de promover a inovação e a sustentabilidade nos setores tradicionais, como o têxtil, fundamentais para a economia do distrito de Braga e do país”. “No programa eleitoral do PS, as propostas para o setor empresarial incluem um conjunto de medidas que visam aumentar a competitividade, facilitar a transição digital e garantir o crescimento sustentável das indústrias”, refere o partido.
José Luís Carneiro destacou que “o PS propõe o lançamento de um programa integrado de apoio à inovação, com foco na economia circular, e no desenvolvimento de novos materiais e processos industriais, essencial para modernizar a indústria têxtil e reduzir o impacto ambiental”.
O Partido Socialista sublinha que se compromete “a criar um ambiente mais favorável à internacionalização das empresas, com incentivos para as que investem em tecnologia e em práticas sustentáveis”. “A competitividade do setor têxtil será fortalecida através de políticas fiscais que incentivem o reinvestimento dos lucros e a valorização dos salários, com descida do IRC para as empresas que o fazem, criando assim um ciclo virtuoso de crescimento”, referiu o cabeça de lista.
O PS garante comprometer-se a “reduzir a burocracia para as empresas, promovendo um ambiente mais ágil para candidaturas a apoios e incentivos”.
“Ao longo da visita à Baptista e Soares SA, foi possível perceber a necessidade de soluções concretas que possibilitem a modernização e o fortalecimento das indústrias tradicionais, ao mesmo tempo que se assegura o respeito pelas exigências ambientais e a valorização da mão de obra. O Partido Socialista reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o apoio ao setor empresarial, essencial para a criação de emprego e para o crescimento económico do país, com especial atenção à inovação no setor têxtil, um dos pilares da economia do distrito de Braga”, finalizou.