Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
7.3 C
Braga
InícioRegiãoFafeProximidade e ação na primeira semana de trabalho do novo Executivo de...

Proximidade e ação na primeira semana de trabalho do novo Executivo de Fafe

© CERCIFAF

Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, visitou os serviços do município, contactou com os trabalhadores, presidiu à primeira reunião do Executivo, realizou duas visitas de cortesia institucional e iniciou o plano de trabalho para o mandato 2021/2025.

A tomada de posse, pública e de acesso livre, ocorreu pela primeira vez no Multiusos de Fafe perante cerca de 600 pessoas e assinalou, com expressivo simbolismo, o que Antero Barbosa pretende incutir na sua gestão: proximidade e envolvimento.

No dia seguinte, domingo, o presidente de Fafe realizou o seu primeiro ato oficial com duas visitas de cortesia à CERCIFAF e ao Lar da Criança de Revelhe. Imperou na escolha das duas instituições o espírito de uma Câmara solidária e atenta aos mais fragilizados.

Antero Barbosa sublinhou que no seu mandato “pretende manter e reforçar os programas de apoio social, tendo em vista não deixar ninguém para trás”. Neste compromisso inclui o apoio à habitação. “Vamos adequar as estratégias locais de habitação a oportunidades de financiamento, de modo a responder à população mais carenciada, mas também apoiar o arrendamento jovem. Estamos determinados a combater a habitação indigna”, referiu.

Fazendo-se acompanhar pelos seus vereadores e chefias técnicas, visitou, na segunda-feira, e primeiro dia de trabalho, as oficinas municipais. A reunião com os trabalhadores começou pelas 07:00, antes de se iniciar o turno de serviço. No encontro, Antero Barbosa partilhou algumas medidas que pretende implementar e mostrou a sua “total disponibilidade para introduzir melhorias nos diferentes serviços”.

Seguiu-se uma visita de cortesia aos departamentos e serviços da Câmara Municipal de Fafe, para apresentação de cumprimentos e primeira abordagem ao funcionamento da estrutura funcional da autarquia. Antes de se deslocar a Braga, onde participou no fórum sobre Fundos Comunitários, que contou com a presença do presidente da República e membros do Governo, Antero Barbosa recebeu João Pina, emigrante português que preside a uma fundação filantrópica em França, que na sua passagem por Fafe manifestou o seu empenho em “estreitar laços de cooperação, nomeadamente, na promoção do Museu das Migrações”.

Na terça-feira, o autarca completou a visita aos serviços com passagem pelas instalações da Águas de Fafe, Arquivo e Biblioteca Municipal, Casa da Cultura, Teatro Cinema, Pavilhão Municipal e Piscinas Municipais. Seguiu-se uma reunião com todos os chefes de departamento, divisão e unidades orgânicas do município, completando o dia em reunião com todos os presidentes de junta de freguesia.

Tendo em vista o planeamento de ações para as próximas semanas, Antero Barbosa participou em reuniões com técnicos de algumas concessões e recebeu especialistas de diversas áreas, tendo por base desses encontros a preparação de candidaturas a financiamento com o objetivo de captar para Fafe a “capacidade máxima possível de apoios”.

Estas etapas foram dadas a conhecer ao Executivo na sua primeira reunião extraordinária. Naquela sessão foi aprovada, por maioria, a fixação de quatro vereadores a tempo inteiro – Parcídio Summavielle, Paula Ramos Nogueira, Pompeu Martins e Raul Rebelo Cunha -, a constituição do Gabinete de Apoio à Presidência – que integra dois adjuntos, Francisco Lemos e Alexandre Macedo -, e a constituição do Gabinete de Apoio à Vereação – com Marta Gonçalves e Albino Costa. O despacho com a subdelegação de competências pelos vereadores foi assinado no próprio dia para ser submetido à próxima reunião do Executivo.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS