A prova “Escadórios da Humanidade” está de regresso ao Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, no dia 28 de setembro. A iniciativa irá juntar mais de 1500 bombeiros oriundos de 260 corporações de 10 países.
A edição deste ano conta com um projeto de inclusão na prova. “Este ano, na nossa edição da prova dos bombeiros, teremos um bombeiro com 93% de incapacidade com Parkinson e que irá fazer a nossa prova. Isto porque ‘bombeiro uma vez, bombeiro para sempre'”, referiu Eduarda Gomes, presidente Associação Família De Elite.
A Confraria do Bom Jesus do Monte regozijou-se por esta prova realizar-se novamente no Santuário e deixou uma mensagem a todos os participantes para contemplarem a beleza deste lugar emblemático da cidade e para voltarem novamente com as suas famílias.
“A organização continua a lembrar a verdadeira essência deste lugar e contempla a dimensão religiosa com a bênção dos capacetes dos bombeiros. Ficamos particularmente satisfeitos que, desta forma, todos os participantes possam ter uma experiência verdadeiramente integral, estando assim contempladas diferentes dimensões, tais como o desporto, a natureza, a arte e a religião. Vamos todos assim continuar a assumir o compromisso de cuidar, proteger e valorizar os recursos naturais, culturais e espirituais que o nosso Santuário do Bom Jesus irradia, desejando que todos os participantes, nacionais e estrangeiros, possam chegar a suas casas e possam dizer aos amigos e família que estiveram num lugar maravilhoso, de paz e harmonia, um lugar onde Deus habita e quer habitar em nós, um lugar de oração e de missão, capaz de nos enamorar e prender aos seus mil e um encantos, onde a natureza e a religião confluem e se encontram como em nenhum outro lugar”, disse o Cónego Mário Martins, presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte.
Já Altino Bessa, vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Braga, parabenizou a organização do evento, referindo que a subida dos escadórios do Bom Jesus é já “um ato desportivo dos bracarenses”.
Por sua vez, José Sousa, da ADN – Eventos Desportivos, informou que a edição deste ano é a mais participada e conta crescer ano após ano. “Temos mais de 1500 bombeiros que irão participar na prova e espero que este evento cresça cada vez mais com o apoio e a colaboração de todos os presentes. O meu muito obrigada por um dia terem acreditado num sonho e que se tornou realidade”, salientou.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, também marcou presença na apresentação pública dos “Escadórios da Humanidade”. “Esta prova é de facto a promoção do Bom Jesus e leva imagens extraordinárias para o país e para o mundo. Queria felicitar mais uma vez a organização e desejar a todos os participantes o maior sucesso e expressar a disponibilidade do Município de Braga para continuar a colaborar com esta organização que bem merece”, sublinhou o autarca.
A prova consiste na subida dos 566 degraus dos Escadórios do Bom Jesus em contrarelógio, envergando todo o equipamento de proteção civil, nomeadamente 30 quilos de equipamento. Este ano, a organização irá incluir bombeiros com necessidades especiais na prova.
O evento é organizado pela Associação Família de Elite e da ADN Eventos Desportivos, com a colaboração da Confraria do Bom Jesus do Monte e do Município de Braga.
Para mais informações, consulte o site da organização aqui.