Quinta-feira, Outubro 10, 2024
15.1 C
Braga
BragaProva “Escadórios da Humanidade” vai juntar mais de 1500 bombeiros no Bom...

Prova “Escadórios da Humanidade” vai juntar mais de 1500 bombeiros no Bom Jesus de Braga

Estarão presentes 260 corporações de 10 países que vão subir os escadórios com 30 quilos de equipamento.

© CM Braga

A prova “Escadórios da Humanidade” está de regresso ao Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, no dia 28 de setembro. A iniciativa irá juntar mais de 1500 bombeiros oriundos de 260 corporações de 10 países.

A edição deste ano conta com um projeto de inclusão na prova. “Este ano, na nossa edição da prova dos bombeiros, teremos um bombeiro com 93% de incapacidade com Parkinson e que irá fazer a nossa prova. Isto porque ‘bombeiro uma vez, bombeiro para sempre'”, referiu Eduarda Gomes, presidente Associação Família De Elite.

A Confraria do Bom Jesus do Monte regozijou-se por esta prova realizar-se novamente no Santuário e deixou uma mensagem a todos os participantes para contemplarem a beleza deste lugar emblemático da cidade e para voltarem novamente com as suas famílias.

“A organização continua a lembrar a verdadeira essência deste lugar e contempla a dimensão religiosa com a bênção dos capacetes dos bombeiros. Ficamos particularmente satisfeitos que, desta forma, todos os participantes possam ter uma experiência verdadeiramente integral, estando assim contempladas diferentes dimensões, tais como o desporto, a natureza, a arte e a religião. Vamos todos assim continuar a assumir o compromisso de cuidar, proteger e valorizar os recursos naturais, culturais e espirituais que o nosso Santuário do Bom Jesus irradia, desejando que todos os participantes, nacionais e estrangeiros, possam chegar a suas casas e possam dizer aos amigos e família que estiveram num lugar maravilhoso, de paz e harmonia, um lugar onde Deus habita e quer habitar em nós, um lugar de oração e de missão, capaz de nos enamorar e prender aos seus mil e um encantos, onde a natureza e a religião confluem e se encontram como em nenhum outro lugar”, disse o Cónego Mário Martins, presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte.

Já Altino Bessa, vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Braga, parabenizou a organização do evento, referindo que a subida dos escadórios do Bom Jesus é já “um ato desportivo dos bracarenses”.

Por sua vez, José Sousa, da ADN – Eventos Desportivos, informou que a edição deste ano é a mais participada e conta crescer ano após ano. “Temos mais de 1500 bombeiros que irão participar na prova e espero que este evento cresça cada vez mais com o apoio e a colaboração de todos os presentes. O meu muito obrigada por um dia terem acreditado num sonho e que se tornou realidade”, salientou.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, também marcou presença na apresentação pública dos “Escadórios da Humanidade”. “Esta prova é de facto a promoção do Bom Jesus e leva imagens extraordinárias para o país e para o mundo. Queria felicitar mais uma vez a organização e desejar a todos os participantes o maior sucesso e expressar a disponibilidade do Município de Braga para continuar a colaborar com esta organização que bem merece”, sublinhou o autarca.

A prova consiste na subida dos 566 degraus dos Escadórios do Bom Jesus em contrarelógio, envergando todo o equipamento de proteção civil, nomeadamente 30 quilos de equipamento. Este ano, a organização irá incluir bombeiros com necessidades especiais na prova.

O evento é organizado pela Associação Família de Elite e da ADN Eventos Desportivos, com a colaboração da Confraria do Bom Jesus do Monte e do Município de Braga.

Para mais informações, consulte o site da organização aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES