Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
7.8 C
Braga
InícioPaísProjeto "Guia Braille" vai permitir cegos de consultar menus nos restaurantes, bares...

Projeto “Guia Braille” vai permitir cegos de consultar menus nos restaurantes, bares e cafés

© Guia Braille – Sara e Márcia Araújo do SC Braga

Para celebrar o Dia Mundial do Braille, que se celebra esta quarta-feira, 4 de janeiro, foi lançado o projeto “Guia Braille” a nível nacional para permitir os invisuais de consultar os menus no setor da restauração.

Este projeto pioneiro em Portugal foi criado por Eduardo Gonçalves para “alertar a sociedade e criar mudanças de mentalidades” em espaços de restauração como principal foco de estratégia.

O “Guia Braille” é uma marca nacional e Eduardo Gonçalves pretende “normalizar o braille no quotidiano da vida para uma maior harmonia social. 13 anos depois de ter criado o primeiro menu em braille direcionado para a restauração no país, é o momento certo para começar a mudar mentalidades sociais. Uma pessoa cega gosta de sentir a mesma forma de atendimento em qualquer restaurante, bar ou café onde a existência de um menu em braille nesses espaços é primordial”.

Neste projeto junta-se Veronika Litkevich e conta com as parcerias sociais como a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal de Braga, bem como as gêmeas atletas Paralímpicas da Seleção Nacional e do SC Braga, Sara e Márcia Araújo.

Todos os  espaços aderentes (restaurantes, bares e cafés) a nível nacional, para além de elevarem o seu estatuto social, serão devidamente certificados pelo “Guia Braille” e recomendados através das redes sociais; Facebook (Guia Braille) e Instagram

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS