Terça-feira, Abril 22, 2025
10.2 C
Braga
BragaProjeto “Escola Amiga dos Animais” chegou a 2500 crianças e jovens de...

Projeto “Escola Amiga dos Animais” chegou a 2500 crianças e jovens de Braga

Iniciativa teve como objetivo promover ações de sensibilização para a prevenção do abandono de animais e defesa das condições de bem-estar animal.

© CM Braga

Em 2024, o projeto “Escola Amiga dos Animais” chegou a 2500 crianças e jovens do concelho de Braga. No desenvolvimento das atividades estiveram envolvidos mais de dez colaboradores e vários voluntários, sendo dinamizado em escolas públicas e privadas do ensino pré-escolar com o objetivo de promover ações de sensibilização para a prevenção do abandono de animais e defesa das condições de bem-estar animal. No decorrer das atividades foram oferecidos às crianças livros e material didático, convidando-as a visitar o Centro de Recolha Oficial de Braga.

O vereador Altino Bessa salienta que o projeto é “ação de sensibilização valiosa para a transmissão de princípios de cidadania junto das crianças e jovens”. “Trata-se de um projeto que tem sido muito bem sucedido junto da comunidade educativa. Os números falam por si e a adesão ao projeto tem crescido substancialmente desde que este foi disponibilizado às escolas, com um impacto bastante significativo”, refere o responsável, garantindo a continuidade das atividades e um incremento que “irá permitir abranger ainda mais crianças e jovens”.

“O nosso objetivo é também inovar e criar a partir dos contributos das crianças, jovens e professores. Este projeto – tal como outros – tem sido muito acarinhado pela comunidade educativa e, por isso, continuará a fazer parte da nossa estratégia para a educação em prol da proteção animal”, explica Altino Bessa.

O “Escola Amiga dos Animais” foi pensado para permitir o desenvolvimento de comportamentos adequados com os animais. “É um trabalho a longo prazo que, estou certo, já produz resultados efetivos. Mudamos mentalidades a partir da educação, sensibilizamos os mais jovens que, por sua vez, irão despertar a atenção da família para a proteção e cuidado animal. Nas visitas em contexto escolar temos a nítida percepção de que as crianças passam a mensagem aos seus familiares sobre a prestação de melhores cuidados médico-veterinários aos animais de companhia. Este processo gera um impacto positivo não só no presente, mas também no futuro”, sublinha o vereador.

O projeto completou em 2024 o seu segundo ano de implementação no terreno. Na sua fase inicial, decorreu nas escolas do ensino pré-escolar do concelho. Será num futuro próximo alargado a outros níveis de ensino.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES