
“Braga Limpa” é o projeto vencedor da edição de 2024 do Bem Comum, programa da Braga 25,que capacita jovens dos 14 aos 18 anos a pensarem democraticamente e agirem politicamente na sua comunidade, realizando projetos em colaboração com os municípios e a sociedade civil.
A apresentação do projeto vencedor decorreu esta sexta-feira, no Salão Nobre, com a presença da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda.
“O Bem Comum é um projeto fundamental para a promoção de uma cidadania mais ativa e mais participativa entre os jovens”, referiu Carla Sepúlveda, sublinhando a importância de “levar estes projetos às escolas, envolvendo os jovens em temas e valores essenciais para a comunidade como é o ambiente e a participação cívica”. “O Bem Comum faz a diferença e é um projeto para continuar”, adiantou.
Em 2023, teve lugar a edição piloto do programa. Este ano, o Bem Comum envolveu mais de 400 jovens oriundos de nove escolas do concelho de Braga. O projeto vencedor Braga Limpa tem como objetivo promover a reciclagem, a compostagem e a educação ambiental, incluindo o aproveitamento de bio resíduos que podem ser valorizados na economia circular. Acresce a este o projeto “Liberta as tuas Ideias!”, um jornal comunitário que pretende envolver jovens dos diferentes agrupamentos de escolas na sua execução, reforçando a importância dos media na democracia, ativando-os civicamente, promovendo competências e literacia media e fortalecendo laços na comunidade. Este projeto partiu de uma ideia desenvolvida nas oficinas e contou com os contributos dos jovens que participaram no “Fora do Comum”.
Para a coordenadora do projeto Andreia Martins, “o Bem Comum é um exercício coletivo que promove a democracia e o empreendedorismo entre os jovens”.
A sessão contou ainda com a presença do vereador do Ambiente, Altino Bessa, que se mostrou “muito satisfeito com o tema do projeto vencedor Braga Limpa”.