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EducaçãoPrograma educativo de cariz ambiental em Braga envolveu 1843 crianças

Programa educativo de cariz ambiental em Braga envolveu 1843 crianças

Iniciativa "EcoMov Braga" visa fomentar, desde a infância, o respeito pela natureza e a consciencialização ecológica das gerações mais jovens.

© CM Braga

O Município de Braga promoveu a 4.ª edição da iniciativa EcoMov Braga. Trata-se de um programa educativo de cariz ambiental que visa fomentar, desde a infância, o respeito pela natureza e a consciencialização ecológica das gerações mais jovens.

Nesta edição, realizaram-se um total de 20 sessões. Sete destas decorreram em jardins de infância e 13 em estabelecimentos do 1.º Ciclo de Ensino Básico, abrangendo 383 crianças.

Nas quatro edições já concretizadas, o projeto EcoMov Braga contabiliza 93 sessões e um universo de 1843 crianças diretamente envolvidas. Os números apresentados evidenciam o compromisso contínuo do Município com a educação ambiental e a sustentabilidade.

As atividades deste ano foram dinamizadas pelos projetos locais Pegadas do Brincar e Vincular, centrando-se em três temáticas estruturantes: Espaços Exteriores; Biodiversidade: Preservar e Regenerar e Brincar; e Aprender na Natureza. Por via destas abordagens procurou-se sensibilizar as crianças para a importância da preservação do meio ambiente, mas também promover experiências de contacto direto e lúdico com o património natural do concelho.

Altino Bessa, vereador do Ambiente, sublinhou a relevância estratégica do projeto, afirmando que a sensibilização ambiental deve começar desde “tenra idade”. “Estou certo de que só assim formaremos cidadãos mais conscientes e responsáveis. Esta iniciativa permite que as crianças adquiram conhecimentos teóricos, mas, sobretudo, criem laços emocionais com a natureza, o que se traduz numa maior predisposição para protegerem o ambiente no futuro”, disse.

O vereador sublinhou ainda que “Braga está profundamente comprometido em construir um concelho mais sustentável e resiliente”. “Para o efeito, consideramos que iniciativas como esta figuram como fundamentais e estruturantes a nível pedagógico. De salientar que o projeto tem merecido, ao longo das suas edições, uma avaliação bastante positiva por parte da comunidade educativa, sendo amplamente reconhecido como uma iniciativa enriquecedora e promotora de aprendizagens significativas”, adiantou.

No âmbito das atividades dirigidas aos jardins de infância, destacaram-se os “Jardins em Miniatura com Latas” e “Mandala/Quadro da Natureza”.

Nas escolas do 1.º CEB, as crianças envolveram-se nas atividades “Bingo da Natureza” e “Hotel de Insetos com Materiais Naturais”.

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