Paulo Flores, professor catedrático da Universidade do Minho (UMinho), recebeu o prémio “Personalidade Ilustre da Engenharia Mecânica”, atribuído pela Federação Iberoamericana de Engenharia Mecânica, por se ter distinguido no ensino e à investigação em engenharia mecânica.
A distinção realizou-se no passado dia 23 de outubro, na Universidade de Conception, no Chile, no âmbito do XVI Congresso Iberoamericana de Engenharia Mecânica, que se realizou naquela universidade entre os dias 22 e 24 de outubro.
Este prémio visa o reconhecimento da singular dedicação e contribuição para o desenvolvimento da engenharia mecânica no espaço iberoamericano. No âmbito do referido congresso, Paulo Flores proferir um seminário subordinado ao tema “An Historical Overview of Dynamics of Mechanical Systems”.
Paulo Flores Nasceu em Rossas, Vieira do Minho, a 19 de dezembro de 1972. Obteve a sua graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho em 1997, seguida de Provas Científico-Pedagógicas (2000), Doutoramento (2005) e Agregação (2011) em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho. Em 2009, concluiu um pós-doutoramento no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, ETH-Zurique, e em 2010, foi Professor visitante na Universidade do Arizona (EUA). Trabalha na Universidade desde 1995, onde os seus tópicos de interesse no ensino e investigação científica estão ligados às áreas da Dinâmica de Sistemas Mecânicos, Projeto e Seleção de Componentes Mecânicos, Contacto Mecânico e Biomecânica. Professor Catedrático desde 2013, é autor de inúmeras publicações científicas e pedagógicas, está na lista “World’s Top 2%” dos principais cientistas do mundo.