Sexta-feira, Junho 21, 2024
21.7 C
Braga
AtualidadeProfessor da UMinho lança manual sobre componentes mecânicos

Professor da UMinho lança manual sobre componentes mecânicos

Paulo Flores

Paulo Flores, professor da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM), lança na próxima quarta-feira o livro “Projeto e seleção de componentes mecânicos”, o primeiro compêndio nesta área em língua portuguesa. A apresentação da obra decorre às 15:15, no auditório B1.10 do campus de Azurém, em Guimarães, com intervenções do professor Filipe Samuel Silva, também da EEUM, do presidente do Núcleo de Alunos de Engenharia Mecânica da UMinho, João Pedro Ribeiro, e do representante da Engebook/Quântica Editora, António Malheiro.

Esta sessão insere-se na “Aula Inaugural de Engenharia Mecânica 2023”, que começa pouco antes, às 14:00, com a palestra “Sustentabilidade do crescimento da economia pela indústria e serviços”, pelo chairman do grupo Frezite, José Manuel Fernandes. O encerramento é pelas 15:45, com o testemunho do professor José Luís Alves, seguindo-se um momento musical por Inês Gomes.

O novo livro de 742 páginas e 15 capítulos aborda um amplo leque de componentes mecânicos, acompanhados de exercícios de aplicação. Passa pela mecânica geral, automóvel, aeronáutica e mecatrónica, mas também pela biomecânica e biomédica, como os dispositivos médicos e a reabilitação. Foi escrito durante a fase pandémica e destina-se a estudantes, a investigadores e ao público em geral do mundo lusófono.

Nascido há 50 anos em Vieira do Minho, Paulo Flores é licenciado e doutorado em Engenharia Mecânica pela UMinho e pós-doutorado pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e pela Universidade do Arizona (EUA). Trabalha há 25 anos na UMinho, sendo professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica e investigador do Centro de Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS). Recebeu prémios científicos em vários países e é (co)autor de meio milhar de publicações científicas, técnicas e pedagógicas. Presidiu a Sociedade Portuguesa de Biomecânica, está na lista “World’s Top 2%” dos principais cientistas do mundo pela editora Elsevier e coordena ainda o maior festival ibérico de lançamento de minicarros e projéteis (“Race Party”), que a 24 de maio espera 300 participantes de cinco universidades em Azurém.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES